17 julho, 2023

Acadêmico de Custódia participa do 59º Congresso da UNE



Por Juliano Oliveira
Exclusivamente para o site Diário Político Custodiense



Mais de 10 mil pessoas participaram do 59º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune), promovido no período de 12 à 16 de julho, em Brasília, onde foram abordados diversos temas.

Entre os participantes, esteve o jovem acadêmico de Custódia do 8º ano de Psicologia da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - Aesa, Tiago André de 21 anos.

Tiago André que também integra a delegação do Coletivo Para Todos. Ele reforça a importância de participar do Congresso. “É muito gratificante estar participando do 59º CONUNE congresso da UNE, onde está reunidos estudantes de todo o país, em prol de uma educação de qualidade e para todos, jovens com um projeto de vida, em busca de uma política igualitária e universal. Acho que nós, jovens, temos que nos inserirmos nesses espaços de articulações, ocupar mesmo, ir à luta. Sair do interior de Pernambuco de ônibus não é fácil, tem que ter coragem e é isso que me fez estar aqui, representando os estudantes secundaristas e universitários do nosso município, Custódia. Conheça algumas das principais reivindicações do coletivo PARATODOS: Reconstruir o Brasil com Lula! Defesa das estatais, do bem viver e da nossa soberania nacional; Universidade pública, gratuita e de qualidade! Com autonomia universitária, liberdade de cát- edra e valorização dos profissionais da educação; Manutenção das cotas de ações afirmativas nos processos seletivos com regulamentação do uso de nome social em todas as burocracias universitárias.
 
A aplicação do PNAES e 10% do pré-sal para a saúde e educação; O fim das mensalidades abusivas nas universidades privadas; O perdão das dívidas do FIES; Assistência estudantil em todas as instituições do país, regulamentando as políticas de permanência nas universidades privadas, estaduais e federais; Políticas de assistência para alunos PCDs! Precisamos de acessibilidades nos espaços físicos e também nos virtuais; Combate a todas as formas de opressões, preconceitos e violência. Na luta por uma sociedade antirracista, feminista e contra a LGBTQIA+fobia; Pela cultura de paz e repúdio à violência nas Instituições de Ensino; Derrubar os interventores de Bolsonaro DEFESA IRRESTRITA DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS! Agradeço, ao coletivo PARA TODOS, ao qual de forma muito especial fez-me participar desse evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário