26 julho, 2023

Redentoristas - 1º Ano de Missão em Custódia-PE


Texto:
Lindinalva Almeida
Julho/2023



Quatro padres conduzidos pelos dons efusos do Espírito Santo. Eles fortalecem a fé dos fiéis a infusão do amor ao Cristo Redentor.

Um ano de dedicação, zelo e amor pela Paróquia de São José conduzidos pelos Padres Bruno Câmara, C. Ss. R., Elânio André e Frate Renato. Este último teve uma estada rápida na Paróquia São José, já que pelo chamado missionário foi substituído pelo Diácono Adriano.

Quatros discípulos de São Afonso Maria de Ligório, seguidores do Cristo Redentor. Tocados pelo amor grandioso de Jesus Cristo, levam a Boa Nova ao mundo, com especial preferência por aqueles que vivem à margem da Igreja e da sociedade.

Custódia teve a graça de receber e acolher os enviados da Congregação Redentorista para trabalhar a experiência religiosa ao carisma de Santo Afonso: “Fortes na fé, alegres na esperança, ardentes na caridade, inflamados de zelo, humildes e sempre dados à oração”.

Os membros da Congregação são padres católicos e irmãos religiosos e estão presentes em mais de 80 países. Santo Afonso Maria de Ligório fundou em 1732, no sul da Itália, a Congregação do Santíssimo Redentor. Os Missionários Redentoristas chegaram ao Brasil em 1894, para trabalhar no Santuário de Aparecida, no Santuário do Divino Pai Eterno e pregar as Missões Populares e, aos poucos, foram assumindo os trabalhos de evangelização através dos meios de comunicação social.

As letrinhas C.Ss.R. é a sigla usada após os nomes dos padres redentoristas que significa Congregação do Santíssimo Redentor.

A Congregação tem um lema tirado do versículo 7, do Salmo 130, em latim:  “Copiosa Apud Eum Redemptio”. Tradução: “Nele é Copiosa a Redenção”. Essa parte do Salmo é uma declaração resumida do espírito que motiva os redentoristas porque nele Deus se mostra absolutamente generoso em amor, compaixão e perdão para com a humanidade.

Pilares da Espiritualidade Redentorista: Encarnação, Cruz, Sacramento e Maria.

O dileto amor a Nossa Senhora é outra marca dos Missionários Redentoristas. Em toda as igrejas e comunidades em que estão presentes, Nossa Senhora tem um lugar especial.

O trabalho incansável dos padres redentoristas Câmara, Elânio, André e Adriano, faz o paroquiano forte na fé. Eles chegaram de mansinho, trazendo uma  bagagem rica em experiência à sua missão: exercícios espirituais e instruções religiosas. Correspondem, sobremaneira, a dedicação e amor à vocação.

Ao ler a biografia de Santo Afonso e a história da Congregação Redentorista, entendi, através de uma das suas frases que me marcou e dizia assim: ”Deus me enviou a evangelizar os pobres". E foi aí que percebi de onde vem tanta inspiração e quão grande é o amor dos Redentoristas pelos “pobres" em toda sua dimensão.

Com a coragem de quem quer conhecer o que vem pela frente, os padres iniciaram os trabalhos pelas comunidades e paulatinamente seguiram conhecendo pastorais, movimentos e serviços. Em 31/01/2023, foi celebrada a Santa Eucaristia em ação de graças pelos 95 anos da Paróquia São José. Em seguida houve um café compartilhado. E um grande desafio estava chegando para os quatro religiosos: A Festa de São José. E eles surpreenderam!

O Padre Câmara é criativo e dinâmico. Se doa com carinho em tudo que faz. Dando início às festividades, ocorreu um agradável evento com os paroquianos. E no dia 09/03/23, houve a abertura oficial da Novena de São José, com a volta da estátua do nosso Padroeiro, que foi restaurada e recebendo ainda uma coroa. Foram momentos emocionantes e de alegria, sendo as novenas um destaque à parte em homenagem ao Bom José. Destaco ainda as novidades desses momentos de graças: a noveninha e a procissão, com as crianças participando ativamente. O encerramento da festa ficou marcada pela extraordinária organização, pela beleza dos andores, pela delicadeza da ornamentação do Altar Mor, pelo carinho e pela fé renovada do povo de Deus.



Resumo das realizações até este momento:

-Bênçãos do Fogo e da Água no encerramento do Tríduo Pascal - Sábado Santo;
-Coroação de Nossa Senhora: uma das mais belas coroações de Nossa Senhora;
-Restauração da Secretaria Paroquial;                                                  
-Restauração da imagem do Coração de Jesus;
-Festa do Coração de Jesus;
-Implantação da novena de  Entronização do Coração de Jesus nos lares dos associados e paroquianos que tenham a imagem;
-Restauração de um antigo conjunto de vasos em metal;
-Restauração das imagens da Imaculada Conceição e da Virgem de Fátima, com sua nova coroa - Capela do Hospital;
-Implantação da novena perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, todas as quintas-feiras, na Matriz de São José, às 7:00 da manhã;
-Ah, e o Arraial de Seu Zé, Ano 1, foi bonito demais.

A homilia dos quatro se apresenta numa linguagem acessível e profunda, trazidas num contexto de percepção e introspecção. A prática e a atenção na hora das Celebrações Eucaristias deu certo. Tem trazido tranquilidade aos fiéis. O silêncio nos remete ao recolhimento interior, as leituras com o silêncio nos conduz a breve reflexão sobre o que se ouviu. Na comunhão, o silêncio e o respeito nutre o sentimento de amor Eucarístico.

Esses e outros procedimentos tomados pelos padres redentoristas foram essenciais para a oração interior de louvor e ação de graças.

Através dos meus apontamentos, tenho trazido acervo para a posteridade.


Custódia, 16/07/2023

Abraços!

Arnaldo e Nenê.

FOTOS





Um comentário:

  1. 27/07/2023 Eu, Elzir valeriano, conterrânea da querida Nenê agradeço por ter escrito esse texto tão importante para os custodienses. Conhecer o trabalho dos padres e saber o que é a Congregação Redentorista. Parabéns querida!

    ResponderExcluir