06 julho, 2023

Inauguração do SIndicado dos Trabalhadores Rurais de Custódia (1971)


Jornal Diário da Manhã
Edição 23/11/1971
Foto: Remígio

O primeiro Sindicato de Custódia, teve sua inauguração realizado em 1971, foi o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O evento recebeu uma grande quantidade de pessoas do campo, e já em sua abertura, contou com 500 associados e com possibilidade de encerrar o seu primeiro ano com uma quantidade duplicada. Em matéria do Jornal Diário da Manhã daquele ano, foi noticiado que diversas caravanas rumaram para Custódia, formada por pessoas sindicalizadas levando experiência e solidariedade para o novo sindicato. Das cidades de Rio Formoso, Arcoverde, Sertânia, Iguarici, Barreiros entre outros e representantes da FETAPE.

A direção dos trabalhos de instalação do Sindicato, ficou sob presidência de José Pereira Paulo e Otávio Ferreira do Carmo, ambos pediram para que fosse indicado nomes para compor a nova Diretoria do Sindicato.

Por aclamação, foram indicados:

- Martinho Ramiro de Siqueira Campos (Presidente)
- Anfilófio Feitosa e Francisco Manoel da Silva (Secretários)
- Sebastião Alves da Silva, Otacilio Queiroz Góis e Joaquim Jota Valeriano (Suplentes)
- José Gonçalves de Medeiros, Hermes Rodrigues de Melo e Joaquim Batista da Silva (Conselho Fiscal)
- Djalma Bezerra de Souza, Elpidio Rodrigues de Melo e Cicero  Moura Leite (Suplentes)

Pronunciamentos:

Vários oradores dirigiram suas palavras aos trabalhadores rurais, destacando o médico Dr. Orlando Ferraz demonstrando seu total apoio. Ao seu lado estava o empresário e proprietário do Sabá, o sr. João Fernandes Duarte.

Um comentário:

  1. Rapaz,, Que Interessante,, Meu Pai Entrou Nesse Movimento e Na Diretoria Desse Sindicato No Lugar De Elpidio,, Colocado Por Ele Mesmo.

    ResponderExcluir