18 julho, 2023

Prefeito José Gonçalves Florêncio [1963-1964] - por Vanuzia Bezerra




No centro da foto temos o prefeito José Gonçalves Florêncio, que exerceu seu mandato de (15/11/1963 á 10/10/1964).

Jovem idealista, preocupado com a saúde, educação e obras sociais, organizava lindas festas com a sociedade da época, juntamente com Elizabeth Barbosa, especialmente no dia das mães, onde promovia premiações à mãe mais nova e à mãe mais velha presentes na festa.

Foi o fundador de um dos projetos de maior importância para a cidade de Custódia, o hospital e maternidade: Unidade Mista Elizabeth Barbosa, que recebeu esse nome em homenagem a sua grande amiga Elizabeth Barbosa “Dona Bé”.

Deu inicio às obras da construção do hospital, porém, antes que completasse um ano de seu mandato, teve seus sonhos interrompidos por sua morte, tendo como seu sucessor o Tenente Miguel José da Silva de (10/10/1964 á 28/02/1966).

A inauguração do hospital se deu no ano de 1968, na gestão do prefeito João Miro da silva (28/02/1966 à 31/01/1969).


UNIDADE MISTA ELIZABETH BARBOSA



No dia de sua inauguração, entre as autoridades presentes, estavam o governador Dr. Nilo de Souza Coelho e sua esposa dona Maria Tereza.

Naquele mesmo dia uma mulher deu entrada na maternidade em trabalho de parto, e nasceu uma menina. A senhora Nilo Coelho, ao saber do fato ocorrido, dirigiu-se à mãe da criança e questionou se ela já havia escolhido o nome, tendo não como resposta. Pediu então que a criança recebesse o seu nome: Maria Tereza, e a mãe afirmou que daria o seu nome à criança.

O primeiro óbito ocorreu cinco dias após a inauguração. Era uma criança de cinco anos, que havia levado um tiro acidental de espingarda e veio a falecer.

Alguns dos integrantes da equipe inicial da unidade:

Na secretaria: Dulce Goes e Nita Simões.
A parteira, que veio de Recife: Dona Rosa, chamada carinhosamente de “Mãe Rosa” por todos.
Equipe médica: Dr. Orlando de Souza Ferraz e Dr. José Agapto Moura, que também veio de Recife.
Consultório dentário: Dr. Pedro Pereira Sobrinho.
O continuo: José Neto.
Na ambulância: José Moura.


São Paulo, 21 de agosto de 2011.
Vanuzia Bezerra.

Um comentário:

  1. Falta de humildade da então primeira dama. Imaginem, pedir à mãe da criança para botar seu nome na mesma. Poderia ter sugerido qualquer um, menos o dela. Elizabeth seria mais o mais sensato. (Fernando Florencio/Ilheus-Bahia,)

    ResponderExcluir