24 julho, 2023

A Finitude da Vida não Destrói uma Amizade de décadas. Mariedilsa, Presente!

 


Leonia e Mariedilsa

A morte não é uma opção, mas uma condição humana que não podemos mudar. 

Ela chega pra nos lembrar que nossa existência é fugaz e frágil.

Sua presença gera uma dor imensa na alma e no coração... Diante dela, nossa reação (quase sempre) é de choro, tristeza, revolta, frustração e silêncio. Entramos em choque, cada vez que ela aparece, pra levar alguém (quer seja próximo ou não). É o horror  de saber que para morrer basta estar vivo.

Diante do impacto e da impotência que ela nos impõe dizemos que é injusta, estúpida, violenta, precoce... Perplexos, buscamos explicações e consolo.

Mariedilsa, minha amiga querida!

Não deu tempo me despedir de você nessa sua viagem sem volta. Como dói saber que não  nos veremos mais presencialmente. Que a comunicação virtual não será mais possível, que lá não existe telefone celular pra ligar de vez em quando, fazer uma vídeo chamada ou mandar mensagem pelo WhatsApp e, assim poder aliviar a saudade que invadiu meu coração. Amiga querida, essa realidade provocou em mim uma dor imensa na alma. Essa lacuna só será preenchida, espiritualmente, por meio da oração e das memórias deixadas por você, ao longo de sua existência.

Por falar nisso, o túnel do tempo acabou de abrir trazendo lembranças do passado e de acontecimentos recentes. Lembrei agora, da última vez que nos falamos, do sonho que me contou sobre sua mãe.  

Chorei desesperadamente...

Pensei na mulher forte e  companheira de Dr. Humberto, da mãe preocupada que se desdobrava entre o trabalho na Ematerpe e a educação dos filhos (Arthur, Humberto, Bruno, Túlio),
lembrei das idas e vindas pra levar e pegar os meninos na escola Dalila, na Rua da Várzea.

De repente, um filme foi passando e trazendo as imagens de toda nossa luta para a criação, eleição e implantação do Conselho Tutelar da Criança e Adolescente de Custódia. Pois, foi nossa persistência, determinação e compromisso com o voto  de cada pessoa que  nos fez perseverar no propósito. E, quando vinha o desânimo a gente se apoiava uma na outra.

Mariedilsa, você fez história, na assistência técnica e extensão rural de Custódia conhecia a realidade rural e  às necessidades do homem do campo, conhecia os líderes das comunidades locais e com seu carisma conquistou muita gente.

Como posso esquecer nosso trabalho na equipe Interprofissional do Fórum de Custódia? Como não lembrar da alegria que sentimos, ao receber
de Dr. Teodomiro, juiz da época, uma carta de reconhecimento pelo nosso trabalho no Fórum.


 
Como não lembrar as horas de estudo, na antiga casa, na Manoel Borba. Das nossas conversas nos finais de tarde, do nosso Interesse por assuntos como: Política, Liderança, Direito, Meio Ambiente, Educação, entre  outros.

Vou lembrar para sempre de instantes e imagens como àquela visita que você fez  quando minhas Marias nasceram, da acolhida que eu recebia na sua casa, do bate papo animado, regado a vinho ou cerveja gelada, das gargalhadas depois de uma piada, das novidades contadas.

Quando eu chegava em  Custódia, a primeira coisa era perguntar por você e por outras amigas, que lá deixei.

Tá difícil pensar em outra coisa! Você faz parte da minha história de vida como amiga, colega de trabalho e como ser humano que fez a diferença. Infelizmente, Custódia perdeu uma cidadã de muito valor.

Queria tanto que você tivesse aqui! Curada, sorridente e feliz.

Mas acredite, você continuará presente nas minhas memórias e no meu coração, porque a "amizade verdadeira é um laço mais forte que a morte."

A Humberto, filhos e noras,  parentes e amigos meus sentimentos, minha solidariedade e o meu abraço fraterno.


Texto enviado por Leonia Pinto Simões

4 comentários:

  1. Parabéns Leonia Pinto Simões pelo belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Dona Leonia e Dona Nenê tenho uma grande admiração por vocês, Isso é gratificante e verdadeiro, vejo como amigas para sempre, que Mariaedilsa descanse em paz!

    ResponderExcluir
  3. Eita Leonia eu bem sei o carinho que você tinha por Mariedilsa e o quanto ela gostava de vc. Foi uma perda muito grande pra todos nós

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida, você e Mariediesa são patrimônios da nossa Terra Querida. Vocês formavam uma dupla imbatível!
    Vocês fizeram história com suas lutas em prol de uma Custodia mais digna, em vários aspectos.
    Saudades é o or que fica.
    Abraço fraterno aos familiares.
    Abraço pra tu, amiga querida!

    ResponderExcluir