* 07/09/1952
+ 04/01/2024
Dois nomes muito significativos biblicamente.
José - tem origem no hebraico "Yosef" que significa Deus acrescenta - pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios.
Esdras - tem suas raízes também no hebraico "Ezra," que significa ajuda ou auxílio. As pessoas chamadas Esdras são frequentemente descritas como atenciosas, estudiosas, prestativas e dedicadas.
Nome: José Esdras de Freitas Góis.
Nome dos Pais: Domingos Alves de Góis (Comerciante) e Antonia Pires de Freitas Góis (Professora Aposentada).
Data de Nascimento: 07/09/1952.
Natural de Custódia-PE.
Irmãos: seis - Maria Edna, Sávio, Otacílio, Olga, Ana e Valquíria. Ele o primogênito.
Católico praticante.
Escolaridade: 3° grau completo.
Cursou Economia na UFPE.
Cônjuge: Maria Cleides Fernandes de Freitas Góis.
Pai de cinco filhos: João Aureliano, José Gualberto, Jobson, Emanuel e Marília.
Netos: Filhos de João: Beatriz, Domingos e Laríssa. Filhos de José Gualberto: Lara, Bianca e Melissa. Filhos de Jobson: Camila e Marina. Filhos de Emanuel - Manuca: Laura e Victor Emanuel. Filha de Marília - Cecília.
O menino que aos seus 10 aninhos já tinha um grande propósito: Tornar-se Prefeito de Custódia. Era uma criança inteligente, dominava a matemática como poucas crianças da sua época. Detinha uma notável capacidade de se identificar com o outro, de sentir o que o outro sente. Seu pai, Domingos Alves de Góis e seu tio, Sebastião, eram proprietários da grandiosa "Casa Góis"- o "shopping center" de toda Região. E nesse tempo, com pouca idade, José Esdras, já atendia no balcão, fazia contas e passava troco, sem erros. Meu pai, Mestre Lunga, trabalhava nesse grande e inesquecível centro comercial, confeccionando móveis e também atendia no balcão. Em contato direto com José, como ele chamava, papai dizia como a vaticinar: eu acredito em seu objetivo, José! Você será um grande prefeito da nossa cidade. O povo merece. Ele ficava feliz com aquele apoio. E sempre que papai chegava em casa nos contava a conversa que tivera com José Esdras.
Obediente aos seus princípios religiosos, recebeu os Sacramentos: Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, fortalecendo sobretudo a sua fé. Um filho que toda mãe gostaria de ter. Concluído o Curso de Economia e com o Diploma em mãos, retorna a sua terrinha, sem deixar de pensar no seu propósito de criança.
E no ano de 1977, conhece a bela jovem Maria Cleides Fernandes de Freitas Góis. Namoram, noivaram e se casaram, assim permanecendo por 47 anos. De natureza pacata, sabia fazer amizades e preservar o círculo de amigos. Fazia parte do Time de Futebol de Custódia. Era assíduo nos eventos da sua turma de amigos e da cidade.
Atividades e funções assumidas por José Esdras: professor, comerciante, fundador do Lions Clube - Custódia, fundador e Presidente do Clube dos Castores, Presidente do CLRC.
Sempre se destacou em outras tantas atividades voltadas para o bem-estar do povo de Custódia, o que deu início, assim, a sua caminhada política
Em 1988, no legislativo custodiense, na Casa João Miro da Silva - Nosso município teve o prazer de receber o mais bem votado vereador daquela legislatura: José Esdras, que trazia grandes projetos para o município, sendo o carro-chefe a criação da Lei Orgânica. Seguindo a trilha política, candidatou-se a prefeito nos anos de 1992 e 1996, não tendo êxito nessas duas candidaturas. No entanto, nas eleições do ano 2000, fez uma excelente campanha. Apoiado pela maioria do povo custodiense, foi o grande vitorioso do pleito. E no primeiro dia do ano de 2001, concretizou o mais dourado sonho daquele menino que queria ser prefeito da sua amada Custódia. Já sentado na cadeira de prefeito, assina o importante projeto da Casa de Apoio em Recife, marca da sua gestão.
A resiliência venceu todos os momentos difíceis dos seus mais de 10 anos em cadeiras de rodas, fato que não o impediu de apoiar seu filho, Emanuel, mais conhecido como Manuca de Zé do Povo, em três pleitos políticos, todos vitoriosos: Vice-prefeito do Dr. Luiz Carlos entre 2013-2016. E para prefeito duas vezes: 2017-2020 e concluindo seu segundo mandato agora em 2024.
Esse é um resumo da história do excelentíssimo ex- prefeito de Custódia - Terra Querida, José Esdras de Freitas Góis.
Abraço fraterno da Família Pinto Simões!
Custódia, 11 de janeiro de 2024,
Lindinalva (Nenê).
Quão bela história de vida!
ResponderExcluirPensei que que conhecia José Esdras, mas agora sim.
Parabéns Lindinalva!
Que bela história!
ResponderExcluirParabéns Lindinalva!
Que maneira mais linda de descrever um ser humano. José Esdras ficará pra sempre na memória de Custódia.
ResponderExcluirParabéns Lindinalva.
Lucia Marta Assis.
Interessante... como economista deve ter sido um bom gestor... como criança é no mundo lúdico que o ano político de 1992 me ofertou como brincadeira, brinquei muito nos comícios de José Esdras e claro o companheiro Washington de Nestor, dois grandes Custodienses em inteligência.
ResponderExcluirZé Esdras estudou no Gal. Joaquim Inácio, foi meu colega de turma, sempre inteligente, se destacava em matemática. Muitos anos depois, eu e Lucia Góis, fomos ao seu apartamento que ficava por trás da Av: Caxangá em Recife, também foi a última vez que eu estive com ele e /ou seus irmãos que estudavam aqui no Recife. Em outra oportunidade que tive notícias dele, foi quando ele se elegeu prefeito de Custódia e depois, quando ele ficou preso a uma cadeira de rodas. Quando agora ele adoeceu e veio a falecer em Recife, deixou um vazio muito grande no meio de sua família, amigos e correligionários no meio político. Segundo opiniões de alguns Custódiense, no seu mandato fez uma excelente administração no seu município. Hoje resta tão somente a nossa admiração e respeito por esse Custódiense ilustre.
ResponderExcluirBela história!
ResponderExcluirObrigada NENEN em descrever tão bem esse ser humano ímpar e inesquecível para todos nós. Ele era tudo isso. Convive desde a infância com esse primo dócil humano e carismático.
ResponderExcluirRepassarei essa linda história.
Abraços afetuoso: Lucia gois
Lembro dele.
ResponderExcluirLinda história!
ResponderExcluirMeu estimado parente. Jogamos futebol de salão (Futsal)juntos, na quadra da antiga escola Politécnica. Era uma pelada nas manhãs de domingo, organizada pela turma de Tabira - PE, com a Participação direta do nosso primo Airton de Lima Pires. Velhos tempos, em belos dias.
ResponderExcluirEra um atleta extremamente calmo.
ResponderExcluirUma Linda História,um grande ser humano, deixou marcas positivas!Parabéns pelo escrito!
ResponderExcluirLindinalva Almeida, Gratidão!!
ResponderExcluirEdinha
Que lindo relato, amiga querida!
ResponderExcluirComo seria difente, vindo da prole de Seu Domingos Góis e Dona Dondon !?
Zé do Povo, era
Sua marca registrada, portanto, dispensa comentários!
Abraços fraterno aos familiares.
Rogeria de Nilda Campos.
Linda história .Parabéns!
ResponderExcluirBelíssimo legado!
ResponderExcluirParabéns,linda história.
ResponderExcluirHistória. Muito. Linda. Blz.
ResponderExcluir