28 janeiro, 2022

As laranjas de seu Dezinho - por Paulo Peterson


Dezinho Aureliano da Silva, nasceu em 30 de Setembro de 1923 na Paraíba. Muito cedo veio morar em Custódia com seus pais. Era casado com dona Amara, ambos tiveram 8 filhos, são eles: Maria de Lourdes, Antônio Aureliano, Maria das Graças, Clemilda Aureliano, Nazidir, Leonor, Joana Aureliano e Cícera Aureliano. Nos anos 60  negociava na feira vendendo cereais, na época a feira era localizada na Praça Padre Leão, sempre trabalhou na agricultura para nos sustentar sua família. Faleceu em 01 de Dezembro de 2012.

Os mais novos quando passam ao lado do prédio onde funciona a Câmara Municipal de Vereadores de nosso município, não sabe que ali até algum tempo atrás, uma TV era um entretenimento para os estudantes da zona rural e pessoas que não tinham o aparelho em suas residências.
O público era maior em dia de jogos de futebol. Os assentos de concreto ficavam lotados também aos domingo durante exibição do Fantástico, e os gols da rodada de cada domingo.





Ao lado da TV ficava sentado um senhor de idade e o seu famoso carrinho de vender laranja, amendoim, ceriguela, pipoca e balas em gerais, chamado seu Dezinho. Não passava despercebido o modo como aquele senhor descascava suas laranjas. Sempre muito atencioso, enquanto fazia seu serviço, gostava de uma boa prosa com seus clientes. Uma simpatia de pessoa.

Por Paulo Peterson

(*) Colaboração de sua filha Clemilda Aureliano da Silva, que reside em São Paulo há 41 anos, e não esquece sua terra natal.

3 comentários:

  1. Meu querido pai.meu herói,homem justo trabalhador incansável,era na época conhecido por tds,em especial pelos estudantes,contador de histórias em especial de lampião e Maria bonita e uma Pitadinha de assombração.em 1964.ano da ditadura e da fome.saiu em busca de socorro p não deixar sua fm com fome.partil p Irecê sem saber lê,matuto analfabeto,mais foi com a proteção divina.e nos deixouc MH qd mãe a mercê da sorte sobrevivemos não sei como.mt obgd,ao blogspot.com/2Paulo Peterson,custódia MH terra querida.meu torrão natal agreste pernambucano vale do mocotó.

    ResponderExcluir
  2. Lembro bem...saudosismo puro esse artigo, me trouxe boas lembranças.

    ResponderExcluir