09 novembro, 2023

Sport x Santa Cruz - Uma rivalidade no futebol custodiense em 1971


Sport Custódia

 Texto: Jorge Remígio
Recife/PE
Novembro/2023

O time do Sport Custódia foi fundado por Dr. Pedro Pereira no ano de 1971 ou início de 1972, ano em que o Carneirinho foi inaugurado na administração Municipal de Sílvio Carneiro. Vale informar que o terreno foi doado pelo senhor Pedro Mariano de Rezende, que era uma pessoa apaixonada pelo futebol. O Sport era um bom time, fazendo parte do seu elenco, grandes jogadores. Os irmãos Eli e Elione, Brasília, Evaldo, Zezinho, Luciano, Baiá e outros. Mas, como não podia comportar todos os jovens que gostavam de jogar, Ferdinando Feitosa criou o time do Santa Cruz no ano de 1972 ou início de 1973. Todos esperavam um jogo entre esses dois times, porém, nunca existiu. Dr. Pedro foi irredutível na posição de nunca haver esse confronto. A disputa poderia causar rivalidade descambando para violência. Não sei se chegaria a isso, mas a resenha era grande. 

 


Santa Cruz

Em pé: Urbano Rafael, Josa PRF, Jorge Remigio, Ferdinando Feitosa, Nego, Ruidegar, Elione, Dadá.
Agachados: Zezinho de Diva, Bartolomeu, Evaldo, Eli Agente, Fernando Vitor e Zé Esdras.

Esta foto do Santa Cruz, tem alguns jogadores do Sport. Eli, Elione, Evaldo, Urbano e Zezinho Freire. O jogo foi em julho de 1973 contra o time da cidade de Floresta e o placar foi um empate de 3 x 3. Um detalhe importante. Quando o Santa Cruz foi retribuí a visita e jogar em Floresta no domingo seguinte, os jogadores do Sport não foram cedidos. Saímos muito cedo para Floresta, e em Betânia foram convocados dois jogadores para completar e fortalecer o elenco. Zé Américo, o qual foi jóquei ainda criança nos prados de Custódia, e o segundo jogador não lembro o nome, mas, no futuro veio a ser o sogro de Val que foi prefeito de Betânia. O time todo improvisado era quase impossível ganhar do time de Floresta em seu campo. Resultado do jogo. Santa Cruz de Custódia 2 X 0 Floresta. Tudo deu certo. Outro detalhe. Na ida e na volta, abrimos e fechamos mais de vinte cancelas. Coisas do futebol.


América de Sertânia


Comentários:


Ferdinando, Zezinho, Luciano, este era o timaço do América de Sertânia na década de sessenta. Rivalizava com o Sport que era outro grande time. Joaquim Belo (Quinca) é o quarto da esquerda para direita. Eu passava minhas férias escolares em Sertânia na casa da minha tia. Assisti muitos jogos de nível elevado. Grandes jogadores tinha naquela liga. (Jorge Remígio)

Jorge, tudo muito bem lembrado...apenas as datas....o jogo que recebemos Floresta foi em janeiro de 1972 (tenho certeza)  Agora o jogo da volta eu não lembro mas creio que foi em 72 também. Então o Santa Cruz foi criado também em 71. Inclusive acho que essa foto foi do dia do jogo com Floresta - 1a quinzena de janeiro de 1972. (Célia Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário