06 novembro, 2023

Numeriano Blandino - "O espirituoso"

 



Fernando Florêncio

Ilhéus/Bahia,
de todos os Santos, todos os Deuses e todos os Orixás.

31 de Outubro de 2023.



Numeriano Blandino tinha como característica uma magreza extrema, assim como seus irmãos, Jose e Dedé Blandino. Podia-se dizer, sem medo do trocadilho, de que “trambos” eram extremamente magros.

Sr. José Blandino, era funcionário da prefeitura e feitor – uma espécie de faz tudo - no Grupo Escolar General Joaquim Inácio – Sua esposa, D. Julia, (?) esmerava-se na fabricação de pirulitos de açúcar que o Telmo, um dos inúmeros filhos do casal, saía a vender pela cidade numa tábua toda cheia de furos. Já as cocadas, de coco, naturalmente, eram vendidas num tabuleiro que uma das filhas carregava equilibrado na cabeça. Era uma festa para se vender os pirulitos e cocadas na época da romaria do Padre Cícero, quando uma infinidade de caminhões “Paus de Araras” faziam uma parada para almoço em Custódia. Detalhe: os filhos de Zé Blandino vendiam os pirulitos e as cocadas acompanhados de um copo de água grátis. Um segundo copo de água de pote, quente e barrenta, era cobrado em separado. Por fora. Água servida de uma moringa "quartinha" de barro, gentilmente cedida por “Zabé” de Cândida, dona do hotel onde a “romeirada” almoçava e fazia as demais necessidades. Muitos romeiros carregavam sua própria refeição num amarrado de pano. Normalmente farinha, rapadura e um pedaço de ceará (charque). Esses almoçavam sentados na calçada do hotel. Usavam a sombra do passeio do prédio. Um único caneco de alumínio com uma asa (alça) lateral era usado por todos. Alguns romeiros mais preocupados com a higiene, pegavam o caneco usado, jogavam um pouco d água, chacoalhavam, aí sim copo estava limpo. Podia ser usado à vontade.

Zé Blandino tinha uma prole muito grande. Mas o destaque era para o Edmundo, que além de jogar futebol e driblar como poucos, era extremamente hábil no jogo de sinucas. O outro filho, Hélio, tinha como profissão sapateiro. Como o irmão Edmundo, também jogava um futebol vistoso e bonito de se ver. Exímio cobrador de faltas. Hélio jogou algumas partidas pelo Sport Club Bandeirantes, de Arcoverde. Chegou a ser sondado para o Central de Caruaru. Chegou até a treinar. O bicho papão da época. Mas a saudade de Custódia falou mais alto.

Dedé Blandino era chegado ao jogo de azar. Vivia disso. Saía pelas cidades nos dias de feira, com o tabuleiro de pano verde, as fichas, os dados e a roleta. Seu ponto principal sempre foi em Custódia, no Bar de Zuca Pinto. Extremamente gago, Dedé se irritava quando estava perdendo. Certa vez, um matuto com toda sorte do mundo, começou a ganhar todas. Dedé, avermelhando-se começou a girar a roleta com toda força. Mesmo assim, o matuto continuava a ganhar. Quando um “peru” aquele intrometido que fica dando palpites, aconselhou:

--Dedé, é melhor parar. Este matuto vai te “quebrar”...Vai quebrar a banca com roleta e tudo. Ao que Dedé respondeu com sua gagueira, vermelho de raiva e levando as mãos ao meio das pernas, encheu as duas mão com o material ali contido, e sapecou:”—Ele quebra “isso” aqui, quanto mais minha roleta.

Dedé ficou uma fera porque o matuto trocou todas as fichas, recebeu o dinheiro investido, mais o ganho, saiu dando risada e agradecendo porque ia levar pra roça uma feira mais volumosa, separou o principal do lucro, tomou uma lapada de “Serra Grande” no bar de Zuca Pinto, e pernas pra que te quero.

Consta que Dedé nunca mais permitiu que aquele matuto se acercasse da sua banca de jogo.

Já o irmão, Numeriano, era um exímio fabricante se silos de zinco, vendidos na feira para acondicionar e guardar cereais. Fabricava-os lá pras bandas do Grupo Escolar General Joaquim Inácio, onde morava. Habilidoso, ele comprava as folhas de zinco brutas, recortava-as e soldava-as entre si numa forma arredondada, tendo na parte de cima um furo com uma tampa que sob pressão, protegia o cereal armazenado. Aquele tambor imenso, similar aos tanques de postos de gasolina, descendo a ladeira do Grupo Escolar às segundas – feiras, identificava que Numeriano estava embaixo. Trazia o Silo na cabeça, apoiado numa rodilha de pano, num equilíbrio de fazer inveja a qualquer artista de circo.

Mas, fiz todo este arrodeio, para chegar a mais “uma” estória, fruto da espirituosidade de Numeriano.

O Sr. Izaías Campos e Dona Feínha, eram donos da concessão da EBCT –Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, família numerosa dotada de uma grande prole entre filhos (Naime, Nacôr e Niraldo) e filhas (Neci, Neide, Niralda e Nilda) Família considerada uma das reservas morais da nossa cidade. Entre eles, apenas um tinha o nome que não começava com “N”. Era conhecido como Zé de Izaías. Extremamente habilidoso na área de mecânica, tanto que dava assistência técnica aos geradores de luz das cidades de Custódia e Serra Talhada.

Zé de Izaías, apesar de ter um braço amputado, jactava-se de que, um parafuso que ele apertasse, com uma só mão, duvidava que alguém desse mais um aperto de um quarto de volta que fosse.

Zé de Izaías apertou, tá apertado...

Como todos, se não a grande maioria dos rapazes daquela época, sem perspectiva de uma vida econômica que lhes proporcionasse um sustento futuro, “ganhavam” o mundo. São Paulo era o grande objetivo.

Com Nacôr não foi diferente. Partiu de Custodia para novos horizontes em busca de oportunidade de uma vida melhor. Conseguiu alguma ocupação interessante, tanto que só voltou a Custódia depois de algum tempo. Alguns anos, talvez 5, 10, ou mais, em gozo de férias. Retornou à sua terra com aquela postura de quem acertara na escolha e com isto a vida dera uma melhorada. Trajando calça branca boca de sino de brim diagonal bem vincado e camisa ban-lon de gola rolê, assim Nacôr retornou à sua cidade.

Revendo os amigos de longa data, cumprimentando a todos, deu de cara com Numeriano debruçado, pelo lado de fora, no batente de uma das muitas janelas do Bar Fênix, olhando e dando “peruada” numa partida de sinuca. Nacôr reconheceu Numeriano de primeira:

-- Eita Numeriano, quanto tempo! Como vão os negócios? Fazendo e vendendo muitos Silos?

Numeriano olhava Nacôr de cima a baixo, respondia todas as perguntas, mas estranhava quem seria aquela pessoa...(?)

Sentindo a dúvida de Numeriano em reconhece-lo, Nacôr tentou ajudar :

--Numeriano, sinto que você não está me reconhecendo, é natural, pois passei muito tempo fora, mas observe bem..N A C Ô R, homem, NACÔR!!?

--Tô vendo que você é BRANCO, respondeu-lhe o espirituoso e imprevisível Numeriano.

Com o Bar Fênix lotado, quem presenciou a cena, disse que houveram “gaitadas” ouvidas até na “Bomba”.

Feito o reconhecimento, seguiu-se um abraço de 5 ou 10 anos de saudades.





Essa "estória" e muitas outras, constam na Terceira Edição do FOI ASSIM 1, revisada e ampliada, em fase de impressão.



(*) Em tempo: O termo “matuto” ou “matuta” era o nome genérico pelo qual se identificava as pessoas vindas dos sítios e das fazendas, sem nenhuma conotação pejorativa.




Um comentário:

  1. É um inscrito da época onde conheci muita gente da época. Saudades de todas e todos.

    ResponderExcluir