26 novembro, 2023

“Os Sonhos nos fazem maiores do que imaginamos”


No Santuário da Divina Misericórdia, no último sábado (18), entendi a literalidade da frase: “só vive o propósito quem suporta o processo”.

Com a fé e a coragem dos grandes patriarcas, o padre Adilson Carlos Simões da Silva construiu uma das mais belas obras do Sertão Nordestino, o Santuário da Divina Misericórdia, na área rural de Arcoverde, na Serra das Varas. É um lugar lindo de peregrinação e oração, visitado por milhares de romeiros de todo Nordeste e outras regiões do Brasil. Todos são envolvidos no encontro de um lugar místico.



A cidade de Arcoverde é cruzada pela BR-232 e fica a 251,7 quilômetros ou 3h e 49 min da capital Recife. Para a Cidade de Custódia-PE, a distância é de 81 quilômetros ou 1h e 17 min.
O começo da grande construção:
Antes, só havia uma capela e um galpão no meio da caatinga. A caatinga tem como característica a vegetação rasteira ou arbustos com bastante espinhos e árvores de baixa estatura com troncos tortuosos. E foi em maio do ano 2000 que o padre Adilson, à época pároco de Arcoverde, na Paróquia do Livramento, teve uma inspiração divina: A graça dessa inspiração lhe encheu de esperança para a construção de tão grandiosa obra e, por fidelidade ao apelo de Jesus Cristo, fundou em 2007 o Santuário da Divina Misericórdia.
Viajamos até lá. A viagem foi conduzida pelas orações do Pe. André, começando pelo Santo Terço. Ao chegar e ver o belo cenário, procuramos seguir o roteiro que nos conduziria:
7h - Chegada e café.
8h - Oração da manhã - Santuário.
8h30 - Trilha.
9h30 - Intervalo.
09h45 - Reflexão.
11h00 - Santa Missa.
12h00 - Almoço.
13h30 - Adoração.
15h00 - Terço da Misericórdia.
16h00 - Retorno.
Começando com a benção dos alimentos pelo Pe. André, o café compartilhado nos remeteu aos primeiros cristãos que tinham tudo em comum.
A oração da manhã no Santuário nos preparou com palavras de fé.
A Trilha é um dos momentos que nos deixa livres. A beleza do reflorestamento nos mostra que a natureza nesse lugar anda em harmonia com o homem. Pássaros e saguis fazem a festa. Os eucaliptos gigantes e outras plantas vão ladeando o caminho que você não quer mais sair. O nosso grupo e alguns romeiros de Pesqueira tiveram a graça da companhia do Padre Adilson seguindo à frente com seu cajado, mostrando todas as passagens para uma bela reflexão.
A missa celebrada por Pe. André, como sempre, é de uma expressividade espiritual profunda, de quem está seguro no seu caminhar. A homilia é de paz e luz.
A cantora e o músico no violão são pessoas que se doam ao trabalho do Santuário. Foi lindo!
A Adoração e o Terço da Misericórdia foram dois momentos que marcaram as nossas vidas. Tivemos uma belíssima sinfonia no telhado do Santuário, com pássaros cantando nesses dois magníficos momentos.



Nomes das pessoas que fizeram essa linda viagem: Vinte e seis pessoas são do Coração de Jesus:
1 - Padre André, 2 - Benigna Dantas, 3 - Bilica, 4 - Célia Cristina, 5 - Cida Fernandes, 6 - Edinalva Campos, 7 - Fred Queiroz, 8 - Jacinete Santana, 9 - Jocilda Cazuza, 10 - Jovita Bittencourt, 11 - Laudeci Moura, 12 - Lindinalva Almeida, 13 - Lúcia Maria, 14 - Luzinete Moura, 15 - Maria Antônia, 16 - Maria de Fátima Gomes, 17 - Maria de Lourdes, 18 - Maria do Carmo, 19 - Maria do Socorro, 20 - Miguel Bezerra, 21 - Otacílio Gomes, 22 - Neide Cazuza, 23 - Purcina Alves, 24 - Rosilva Siqueira, 25 - Rosinaldo Siqueira e 26 - Rosinha Queiroz.
O pessoal que ainda não recebeu a fita do Coração de Jesus:
1 - André Freire, 2 - Aninha Fernandes, 3 - Arnaldo Almeida, 4 - Caillame,5 - Cristilayne, 6 - Genilda Alexandre, 7 - Jardani Rayanne, 8 - Livonete Ferreira, 9 - José Robério, 10 - Mariana Queiroz, 11 - Nadilson Santos, 12 - Pelê, 13 - Rejane Medeiros, 14 - Risaelda, 15 - Rosilene Avelino, 16- Rosilene Avelino, 17-Vera Delfonso e 18-Zé Almir.



Para nós, do Apostolado da Oração foi uma benção a surpresa que Fred e Rosinha, Coordenadores do Apostolado da Oração, nos proporcionaram. Totalizou quarenta e quatro pessoas rumo à Terra da Misericórdia. A felicidade foi grande. Algumas pessoas já conheciam e outras não. A celebração da nossa confraternização foi especial. Viva o Coração de Jesus!
A nossa eterna gratidão ao padre André, Fred, Rosinha e André!
Abraços de paz e luz!
Arnaldo e Nenê.
Custódia, 25/11/2023.

Um comentário: