15 novembro, 2023

José Ferreira da Silva - "Zé Ferreira"


Por Jussara Burgos

Um custodiense digno de ser lembrado é José Ferreira da Silva, profissão: armeiro. Ele era simplesmente o melhor do sertão. Nos dias de feira ele era muito procurado pelo povo da zonal rural. Também vinham pessoas de outras localidades trazerem armas para ele consertar. No quintal de sua casa tinha uma oficina com suas ferramentas e um fole, seus instrumentos de trabalho.

Era dono de um sítio que ele já chamava Pindoba, onde hoje tem o bairro com mesmo nome. Ele também era proprietário de um carro, um Ford Brochure ano de fabricação 1935, na cor preta, um dos poucos automóveis de Custódia, na época era chamado de “carro de passeio”. Quando alguém precisava ele fazia uma corrida. Uma vez fui para Sertânia com minha mãe e meus irmãos. Quando estávamos em cima da linha do trem, o carro apagou e o trem estava vindo. Ele ligava a chave e nada.,. O trem apitava e a gente suando frio, ainda bem que ele conseguiu sair a tempo e hoje eu posso contar esse fato.

José Ferreira da Silva, Zé Ferreira. Era filho Manoel e Tereza Ferreira da Silva. Era padrinho de minha mãe, ela o chamava de padrinho Ferreira.


Casou-se a primeira vez com dona Bé, Elizabeth Barbosa. O hospital de Custódia recebeu o nome em sua homenagem. Dona Bé, não teve sucesso em uma cirurgia para retirar um sinal e faleceu jovem ainda.

Viúvo, Zé Ferreira contraiu novas núpcias com Noeme Pereira de Sá, filha de Manoel Cassiano Pereira e Santina de Oliveira, nascida em 22/12/1920. Depois de casada passou a chamar-se Noeme Pereira da Silva. Ela ainda hoje reside na Praça Ernesto Queiroz, na casa que herdou do seu esposo. Zé Ferreira não teve descendentes nos dois matrimônios.

2 comentários:

  1. Lendo esse texto, veio à minha lembrança tantos momentos especiais vividos na casa de tia Noeme e Padrinho Zé Ferreira! A sua casa era a minha casa... como não tinham filhos, me tratavam como uma filha!!!! Era tanto amor, mimo... adorava dormir na casa deles! Muita saudade desse tempo bom que vai estar presente para sempre em minha memória!!!! Merecida homenagem Paulo Peterson. Grata. Abraços Adriana Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Meu tio Zé Ferreira ... tenho uma lembrança muito forte dele, era tio da minha mãe Besinha ( Izabel Fernandes ) logo meu tio avô, lembro muito bem do carrinho de passeio preto dele, tenho uma foto minha tirada no lindo jardim que ele conservava e lembro também que em Custódia era a única casa que tinha um pé de uva. Minha mãe faleceu recentemente e mesmo em sua idade avançada ( já caducando) ela chamava muito pela mãe dele, mãe Tereza que era vó da minha mãe, minha bisavó. Muitas saudades. Irone Santos

    https://www.facebook.com/ioneide.santos.963

    ResponderExcluir