12 março, 2013

Decoração de São José 2013


Quem passa pela Praça Padre Leão nas imediações da agência da Caixa Econômica Federal, percebe no andar de cima, uma linda decoração. A ideia da decoração foi de Pedro Alcântara (Coordenador da Casa das Juventude). Sua intenção foi trazer detalhes antigos com a utilização de lampadas amarelas, que relembram as antigas festividades de São José em Custódia.


O segundo ponto abordado pelo artista, é a cor da vestimenta do Santo que é da cor roxa com branco e verde, trazendo um clima de oratório gigante, sem esquecer da utilização dos lírios presente na imagem do santo, confeccionada pela equipe da Casa das Juventudes. O primeiro andar do prédio é dividido entre a Casa das Juventudes e outra metade com a Secretaria de Cultura e Esportes. 

Lula ganha chapéu de artista custodiense


Nosso colaborador Jorge Remígio, teve a honra de presentear o ex-presidente Lula com um dos seus chapéus.


Em seu Blog Feito em Casa Ateliê pode-se conferir mais chapéus e outros artigos confeccionados pelo artista custodiense.



[Opinião] Ensinar é preciso e vale a pena sim - por Luciene Pinto


Fiquei bastante chocada e muito preocupada com uma matéria que li numa determinada revista, cujo título era: PARA QUE ENSINAR SE PROFESSOR NÃO VALE NADA? Sou solidária ao colega (autor da matéria) pela iniciativa e coragem de expor sua insatisfação, angústia, frustração e indignação com o sistema escolar de ensino. E ao mesmo tempo venho protestar dizendo que: ENSINAR É PRECISO E VALE A PENA SIM. Então, o que seria dos médicos, engenheiros, advogados e juízes, sem o professor? Você já parou para pensar o que significa alfabetizar? É sublime, ensinar a ler e escrever. É como se você tivesse proporcionando luz aos olhos do cego. Por tudo isso e muitas coisas mais devemos ter orgulho da nossa profissão.

Já dizia Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” O colega relatou muito bem o que de fato acontece cotidianamente nas escolas brasileiras. Porém, durante toda minha trajetória na educação, tenho ouvido apenas muitas lamentações e criticas ao sistema educacional, mas, ação que é bom, nada. É preciso entender que o sistema somos todos nós e começarmos a nos questionar: será que estou fazendo a minha parte? E a partir daí fazermos o possível para realizar o que podemos. Muitas vezes somos omissos e coniventes com tudo que acontece no dia-a-dia escolar.

Vou citar quatro exemplos que sempre considerei um obstáculo para a aprendizagem:

1- O quantitativo exorbitante de alunos em sala de aula,
2- A aceitação pacífica de uma disciplina que não tem nada a ver com sua área específica,
3- Classes multisseriadas,
4- Professores sem vocação.

Por estas e outras razões a escola vem se transformando numa fábrica de produtos desqualificados. Para que tenhamos um mundo mais justo e solidário precisamos cuidar da educação. Traçando um caminho mais seguro, coerente, melhor e mais consciente, para que as gerações futuras possam construir suas trajetórias de vida com competência e de forma prazerosa, em benefício de uma sociedade mais equilibrada e de gente mais humana, de sentimentos nobres.

Compomos uma gigantesca categoria, porém, desunida, desorganizada e descomprometida. Sou fundadora do Sindicato dos Servidores Municipais de Custódia/PE, e tenho observado que a única causa que consegue unir de fato os professores é a questão salarial, infelizmente. É lamentável dizer: vestimos sempre a camisa quando lutamos por melhores salários, por que não vestir a camisa para lutar também por uma educação de boa qualidade e, por conseguinte, a valorização profissional que tanto almejamos?

Enquanto o professor não entender que é um agente de transformação da sociedade, um formador de consciência e não souber fazer uso das ferramentas que ele dispõe, não chegaremos a lugar nenhum. Pois, enquanto uma minoria tenta fazer a diferença, a grande maioria age com indiferença. As ferramentas as quais me refiro são: a comunidade escolar e o poder da oratória. Você já imaginou nossa categoria organizada, com uma proposta unificada usando o poder da oratória no contato com o aluno, à família e os próprios colegas? Sem sombra de dúvidas a história seria diferente.

Contudo, muitos deixam de fazer a sua parte e usam desculpas esfarrapadas para se justificar. Sou testemunha ocular de alunos postos para fora da sala de aula, simplesmente por não trazerem o livro didático. Um outro dia onze alunos me procuraram para pedir ajuda, pois haviam sido expulsos da sala, apenas porque a professora chegou e não os encontrou na classe. Aí, eu pergunto: que tipo de incentivo esse professor está dando ao aluno? Faço minhas as palavras de Anízio Teixeira: “A democracia depende de se fazer do filho do homem – graças ao seu incomparável poder de aprendizagem não bicho ensinado, mas um homem”.

Precisamos entender que as mudanças não acontecem de cima para baixo, elas de fato acontecem de baixo para cima. Quero finalizar fazendo uma analogia do professor com a fábula dos dois sapinhos que viviam à beira de uma lagoa, e um dia, um dos sapinhos cansados daquela mesmice, disse ao outro: vamos conhecer o mar? E o outro retrucou: Deus me livre! Se a gente sair daqui pode se perder ou morrer no caminho. O sapinho decidido disse: pois fique aí que eu vou conhecer o mar. Passaram-se dias, meses e depois de um ano é que o sapinho voltou à lagoa e encontrou seu amiguinho lá, no mesmo cantinho que havia deixado. O amiguinho perguntou: você conheceu o mar? Sim, respondeu. Qual o tamanho dele? Do tamanho dessa lagoa? Não, muito maior. Duas lagoas dessa? Não, muito maior. Três, quatro, cinco, seis, mil vezes? Por fim o sapinho respondeu: meu amigo enquanto você estiver com essa mentalidade de lagoa, nunca vai saber o que é o mar.

Infelizmente, a grande maioria dos profissionais da educação continuam com essa mentalidade de lagoa, inertes, a espera de um milagre.

Um abraço,
Profª. Luciene Pinto

11 março, 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Janúncio de Custódia


Ao público, fãs e amigos que curtem JANÚNCIO DE CUSTÓDIA E FORRÓMEGAXOTE : 

(Em especial, aos amigos de CUSTÓDIA - PE)

No dia 15 de Janeiro de 2013, foi entregue à Prefeitura de Custódia, nossa proposta para o show da Festa do Padroeiro São José. 

Na quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013, recebemos um contato do nosso Prefeito através do nosso amigo Constâncio Mendes, onde nos convidava a participar da abertura da festa, que seria realizada no dia 15/03/2013. 

Falei para o Constâncio que meu empresário na Paraíba havia agendado 2 datas no mesmo mês de março, 15 e 16. Porém, ME COMPROMETI A ESPERAR a definição da Prefeitura de Custódia até o domingo (03/03/2013). 

NÃO HAVENDO O CONTATO e a definição esperada, na segunda-feira, dia 04 de março, nos comprometemos com os shows dos dias 15 e 16, a serem realizados na Paraíba. 

Infelizmente, não tenho uma agenda semelhante a bandas de maior estrutura, como Aviões do Forró, Arreio de Ouro, Forró do Muído, entre outras. Porém, graças a Deus, JANÚNCIO DE CUSTÓDIA E FORRÓMEGAXOTE dispõe de uma agenda, devendo ser contactado para possíveis apresentações em, no mínimo, 30 dias antes. 

Quero agradecer ao Prefeito e amigo LUIZ CARLOS pelo convite. Se Deus quiser, estaremos juntos mais uma vez em um próximo evento. 

Desejo a todos uma ótima Festa de São José. 

Fiquem todos com Deus; abraços do amigo JANÚNCIO DE CUSTÓDIA.

10 março, 2013

Perfil de crianças em Custódia - Fundação Joaquim Nabuco


Trabalho realizado pela Fundação Joaquim Nabuco para o Museu das Crianças do Brasil no Semi-Árido Pernambucano.

Giullari del Diavolo - Academia das Cidades (2011)

Foto: Raquel Baster


Eles começaram em 1997 na Itália, viajam para qualquer lugar do mundo todos os anos. Escolhem locais onde as condições de vida desafiam o sorriso, como regiões em guerra, hospitais e presídios. Proporcionando momentos de alegria com seus artistas. 

Este grupo se chama Giullari Senza Frontiere. Como diz no seu próprio 'release', são turistas apressados. Por essa causa, infelizmente o evento não pode ser anunciado em tempo hábil à toda população de Custódia. 

O grupo está em Pernambuco para participar do Festival de Circo do Brasil (FCB), se apresentou em três ocasiões na capital do estado: Parque Dona Lindu, no Ibura e na Conde da Boa Vista. A trupe colabora com os Palhaços sem Fronteiras, ONG internacional que leva apresentações cômicas a zonas de conflito e exclusão.


O local escolhido em Custódia, foi a Academia das Cidades na Vila da Cohab, o espaço recebeu um bom público do bairro, todos acompanharam atentamente a apresentação divertidíssima do grupo. Mesclaram apresentações circenses, humorísticas e educativa. As crianças participaram  quando foram solicitadas, entrando no clima do grupo formado por palhaços, músicos e malabaristas.

Segundo a produção do grupo, no próximo ano, Custódia receberá novos eventos dessa trupe divertida, ou quem sabe novos convidados. Vamos torcer por isso.

Por Paulo Peterson



Vídeos por Paulo Peterson










Vídeos por Daiana Reis





09 março, 2013

Panorama FM: NO AR Programa Fala Vereador


Agora no ar: Programa FALA VEREADOR com Paulino Avícola. Todos os sábados a partir das 10:00. Ligue e participe tirando suas dúvidas através do 87 3848 1357.

Ouça e assista em tempo real pelo nosso site:

Luar do Sertão - Praça Padre Leão


Apresentação do Grupo LUAR DO SERTÃO durante inauguração da nova PRAÇA PADRE LEÃO.

I Encontro de Custodienses em Recife



Fotos do I Encontro de Custodienses realizado em Recife, no ano de 2009. Evento realizado no Clube de Oficiais, na rua João de Barro. Contou com a presença de 104 custodienses.

08 março, 2013

Maria Vanete recebe homenagem no Dia Internacional da Mulher


O estudante Gleymerson Vieira de Serra Talhada, prestou sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com um homenagem a grande MULHER que foi MARIA VANETE. Falecida ano passado.

Saiba mais quem foi Maria Vanete clicando: AQUI

Tambaú - Dia Internacional da Mulher


Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Vem aí os VII Jogos Escolares Cidades de Pernambuco


Acontece de 10 a 14 de abril no Centro Desportivo Municipal de Afogados da Ingazeira a VII EDIÇÃO DO JECIPE (Jogos Escolares Cidades de Pernambuco). Um evento que despertou o interesse e participação de Escolas, Colégios, Universidades e Escolinha de todo o Estado. É realizado nas modalidades de Handebol, Futsal, Voleibol e Basquetebol nas Categorias de Pré-mirim, Mirim, Infantil, Juvenil e Categoria Aberta de idade entre 09 e 46 anos. 

Dentro das festividades: Barracas, apresentações e shows. Para este ano a comissão organizadora já definiu as atrações: Quarta e Quinta-feira, Som Eletrônico, Sexta apresentação Cultural e Show com o cantor Luciano Lima, Sábado apresentações Culturais e shows com as bandas Beijo Quente e Gravação do mais novo CD ao vivo da banda Forró Blackout e no Domingo apresentações culturais e show com a Banda Vacila Samba. O público esperado é de aproximadamente de 36 mil pessoas durante os dias de evento.

(Blog do Itamar França)

07 março, 2013

Câmara entrega título de Cidadão Limeirense a escritor custodiense


Com muita emoção e doses de humor, a Câmara Municipal de Limeira entregou na noite desta quinta-feira (31), o Título de Cidadão Limeirense ao senhor Boaventura Bezerra de Lima, homenagem cedida pelo vereador Aloízio Marinho de Andrade (PT). Em sua declaração, Boaventura, que está em Limeira desde 1974, leu uma poesia de autoria própria, em que declarou seu amor à família e também à cidade. “É motivo de muita honra o Poder Legislativo tornar-me cidadão de uma cidade que vivo há tantos anos e tão bem me acolheu”, disse, ao terminar a Sessão Solene. O uso da palavra pelo homenageado emocionou os presentes, que ficaram impressionados com a simplicidade e a verdade transmitidas em seus versos, e também provocou risos, quando Boaventura revelou que um de seus filhos tentou ser Padre, mas desistiu pela caminhada. “Hoje, ele é formado em Filosofia”, pontuou.

O presidente da Câmara, Ronei Martins (PT), destacou, durante a solenidade, a alegria dos vereadores em poder homenagear Boaventura. “Ele passa a fazer parte dos limeirenses dos quais nos orgulhamos. Aqui está um mestre para todos nós. Apuramos a escuta e ouvimos tanta sabedoria”, completou. Já o vereador Aloízio reiterou que a Câmara cumpre seu papel de valorizar aqueles que de um jeito ou de outro fazem a diferença para a construção de uma sociedade mais humana. “Quando a gente é autor de uma proposta como essa, que homenageia alguém tão querido quanto Boaventura, é motivo de muito orgulho”.

Participaram da solenidade ainda os vereadores André Henrique da Silva (Tigrão – PMDB), Edivaldo Soares Antunes (Dinho – PSB), Erika Tank (PDT), Erika Monteiro (PT), Jorge de Freitas (PPL), José Couto de Jesus (Totó do Gás – PSC), José Eduardo Monteiro Junior (Jú Negão – PSB), José Roberto Bernardo (Zé da Mix – PSD), Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá – PSC), Wilson Cerqueira (PT), José Farid Zaine (PDT) e Nilton Santos (PRB). Os demais vereadores justificaram ausência na entrega, alegando compromissos assumidos anteriormente.

Currículo

Boaventura nasceu na cidade de Custódia, Pernambuco. Já trabalhou como agricultor e construtor, mas sempre teve gosto pela leitura, principalmente pela literatura de Cordel. Depois de aposentado, publicou quatro livros: “Palavras ao Vento” (2008), “Poemas a um Presidente” (2010), “Minha Vida foi Assim” (2010) e “Poemas do Antigo e Novo Testamento (2011).

Fonte: Notícias da Câmara de Limeira



Vídeo da solenidade

Panorama FM - Ao vivo


Panorama FM Ao Vivo - Clique Aqui

Tambaú - Dia das Mulheres



A Tambaú começou cedo, suas homenagens a nós, Mulheres Maravilhas e Maravilhosas. Com direito a um cafezinho com o Presidente. (Fátima Melo)

Atletas de Jiu-Jitsu de Custódia voltam aos tatames


Atletas de Custódia-PE de volta aos tatames em 2013

A Federação Pernambucana de Jiu-Jitsu realizou no ultimo domingo (03.03.2013) no Ginásio de Esportes da AEDA na cidade de Araripina, a 1ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu-Jitsu, com a participação de atletas de varias cidades e também dos atletas de nossa cidade.

A equipe Nova União de Custódia-PE foi representada pelos atletas: Leandson Soares, Charley Fabricio, Felipe Amaral, Marcelo Gomes, Tiago Yones, Alexandre Felix, Francisco Rogerio(Rogerinho), Emerson Tadeu (Esquerdinha), Alex Lira, Leonardo Medeiros, Elton Bruno, Kássia Caroline, Naira Aryanne, Bruno Marques, e Gillyard Silva.


Obtendo varias medalhas pra nossa cidade...

Por fim, os atletas também agradecem a Prefeitura Municipal de Custódia. Ao Secretario de Esportes Crystomeres Lira. E ao Blog Custódia pelo apoio e divulgação.

por Emérson Tadeu (Esquerdinha) com exclusividade para o Blog Custódia Terra Querida.

Mais fotos: Clique Aqui

06 março, 2013

Alison Alcantara no Projac

O ator Alison Alcantara, embarcou para o Rio de Janeiro com Humberto Guerra, motivo foi os últimos acertos com os atores que virão para a peça O CRISTO DA PAIXÃO ANO III. Nos momentos de folga, Alison posto eu seu perfil do Facebook algumas fotos com alguns atores globais nos corredores do Projac.


Bianca Bin

Tiago Abravanel

Patricia Pillar

Custódia à noite do Cruzeiro


Custódia vista do Alto do Cruzeiro à noite. Foto de Django Jr. Excelente para ser usada em perfil do Facebook.

Festa de São José 2009 - Jornal Portal do Sertão


Texto publicado no Jornal Portal do Sertão, edição 85 março de 2009.


O mês de março de festa em Custódia, com a comemoração de sua tradicional e mais famosa festa, do Padroeiro São José, umas das mais conhecidas da região. Durante dez dias, a população participou de eventos religiosos e grandes shows. O tema da festa religiosa esse ano, foi “São José ajude-nos a contemplar nossa realidade, à luz da palavra de Deus”. A programação religiosa teve seu inicio no dia 8, com Missa e Procissão, culminando com encontro dos bairros da cidade, para a Matriz de São José, localizada na Praça Padre Leão, para a Missa da noite.

A Igreja foi bastante frequentada, principalmente, às 6h da manhã, quando se rezava o Oficio de São José. Vários temas foram abordados, nas missas matinais, tipo “Ódio gera violência”, “Construir a esperança através do amor e da Justiça e do serviço”, “A construção da cultura de paz, da planinha e do respeito possível” entre outros temas. As novenas da noite foram dedicadas as Escolas do município, Pastorais, Secretárias Municipais, Bancos, Órgãos Públicos Comércio em geral. Um dos lugares bastante frequentado todas as noites pelos fiéis, era a “barraca” da Igreja, como é conhecida, localizada ao lado da Matriz com bingos e pequenos shows.

A festa profana foi realizada na Avenida Inocêncio Lima, com um super palco, uma grande estrutura, digno de um grande evento. Esse ano, as atrações foram: Betão, Toca do Vale, Adilson Ramos, Medalha de Ouro, Banda Grafith, Edu & Marraial, Pagode, Arreio de Ouro e Sabor de Café. A criançada não foi esquecida, com o Parque de Diversões, Jogos, brinquedos e barracas com guloseimas. Para melhor organização, as barracas de lanches, ficaram na Rua Nemezio Rodrigues, deixando mais livre as barracas de bebidas na avenida, de fronte para o palco de shows.

Na noite de abertura dia 13, o cantor custodiense Betão agradou aos amantes do brega, fechando a primeira noite, a banda Toca do Vale fez um apresentação com o que te de melhor no forró atual, sem esquecer os antigos sucessos. No dia seguinte, um dos shows mais aguardados da cidade, o cantor carioca Adilson Ramos, fez a alegria da jovem guarda local, numa apresentação impressionante, pelo pique demonstrado por esse artista que esse ano comemora 49 anos de carreira, o grupo Medalha de Ouro em seguida, tocou até o dia amanhecer. No domingo (dia 15), a festança continuou com a banda Grafith, banda famosa pelo seu repertório. Os dias com mais público foram justamente os dois últimos, no dia 17 com a dupla Edu & Marraial, e encerrando a festa com Arreio de Ouro (gravando seu novo DVD) e o grupo Sabor de Café.

A organização do evento, procurou fazer uma programação temática, variando a escolha dos grupos e estilos. Dessa forma, tentar agradar à todos os estilos.

Por Paulo Peterson

04 março, 2013

DNOCS fará sistemas de abastecimento em 325 comunidades às margens dos canais da transposição, incluindo Sertânia e Custódia

Foto: Robson Patriota

As famílias que residem em comunidades a uma distância de cinco quilômetros de cada margem dos canais Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional (PISF) vão receber infraestrutura de abastecimento de água. O diretor-geral do DNOCS, Emerson Fernandes Daniel, autorizou a abertura de processo licitatório para contratação da empresa que fará os projetos executivos de infraestrutura de abastecimento de água ao longo dos canais em comunidades diretamente afetadas pela implantação do projeto PISF.

A execução das obras de abastecimento de água, conforme determinação do Ministério da Integração Nacional, deverá ser concluída em sincronia com o cronograma de entrega dos projetos de modo compatível com o cronograma de entrega das obras do PISF. A conclusão dos sistemas de abastecimento de água está prevista por etapas. Começa a ser entregue o primeiro bloco no quarto trimestre deste ano numa sequencia até o quarto trimestre de 2015.

O Ministério da Integração Nacional destinou recursos para o DNOCS para realizar a licitação pela Coordenadoria Estadual (CEST) de Pernambuco, por ficar naquele estado a maioria das comunidades. O secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Francisco Teixeira, em reunião com o diretor-geral do DNOCS, Emerson Fernandes e os coordenadores das CESTs dos três estados, definiu que a licitação será realizada pela Coordenadoria de Pernambuco. Dos 21 municípios beneficiados, 11 são Pernambuco, cinco do Ceará e cinco da Paraíba. O custo dos serviços foi estimado em R$ 14.536.964,70.

As obras deverão ser projetadas para atender a população em um horizonte de 30 anos com infraestrutura de abastecimento dotada de sistema de captação da água nos canais, sistema de adução, estação elevatória, estação de tratamento, reservatório e rede de distribuição. 

De Pernambuco, serão atendidos moradores da zona rural de Floresta, Betânia, Custódia, Sertânia, Cabrobró, Petrolândia, Parnamirim, Mirandiba, Curaçá, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante.

[Download] 68 a geração que queria mudar o mundo


O livro 68 a geração que queria mudar o mundo, lançado em agosto de 2011, é um calhamaço de 690 páginas que, em vez de assustar pelo peso e volume, deixa em toda a gente um fascínio. Explico, ou tento explicar. De agora em diante, ele será um volume de consulta obrigatória, para que não se cometam mais tantos atentados à história e à verossimilhança em telenovelas, peças e filmes no Brasil, quando o assunto for ditadura.

Por Urariano Mota


(*) A artista plástica e colaboradora do Blog Custódia Inez Oludé participou com três contos, narrando sua prisão na Argentina durante esse período.

Enviado por Jailson Vital


02 março, 2013

Cultura Livre nas Feiras: Luar do Sertão


Vídeo produzido a partir de algumas imagens capturadas durante a realização do Projeto Cultura Livre nas Feiras no dia 30 de janeiro de 2011 em Custódia-PE.

Por Raquel Santos

Almir Mello - Turnê 2013


Olá meus queridos, tudo bem?

Segue o modelo do cartaz que usarei na turnê de 2013 por todo país.

Um grande abraço e em julho estarei em Custódia com fé em Deus.

Almir Mello

Panorama FM Programa Amigo Vereador: Paulino Avícola


Neste sábado a partir das 10:00 da manhã, o Programa Amigo Vereador com Paulino Avícola, onde o mesmo irá debater projetos indicações e assuntos do interesse da comunidade. Participe (87) 3848-1357.

Allana Maia é manchete em Jornal


A aluna do EREM José Pereira Burgos, vencedora do primeiro intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo do Governo de PernambucoAllana Maria Rosendo Maia, foi manchete de um Jornal na Austrália.

Enviado: Allan Maia (pai)

01 março, 2013

Almir Mello - Timbal Compacto


Alô meus queridos! Esse é o som do Timbal Compacto, que estou desenvolvendo...aguardem novas informações sobre data e local da 2ª Roda de Timbal! Abraços!

Festa São José 2011


Vídeo com as principais imagens da grandiosa Festa do Padroeiro de Custódia, São José. As imagens vão desde o processo de planejamento do evento há aproximadamente um ano até o dia 19 de março de 2011. 

Lindinalva Almeida
linsialmeida@hotmail.com

Por conta da seca, número de animais mortos não para de crescer

foto: http://alosertao.com.br

Alguns criadores de gado ainda buscam salvação com o que a caatinga pode fornecer. A macambira tem sido a principal fonte de alimento.

A estiagem no Sertão tem causado efeitos cada vez mais graves. Cenas de animais mortos são comuns. Para quem não conseguiu manter a sobrevivência dos bichos só resta juntar as carcaças.

O comprador paga dez centavos por cada quilo de osso. O material é levado até uma propriedade em São José do Egito, onde é separado e depois revendido à uma fábrica de ração de galinhas, no Rio Grande do Norte.

Mas alguns criadores de gado ainda buscam salvação com o que a caatinga pode fornecer. A macambira tem sido a principal fonte de alimento neste período de estiagem prolongada.

Ela nasce em terrenos áridos e é resistente a seca. Todos os dias, estes criadores percorrem aproximadamente seis quilômetros mata adentro, em busca da planta.

Depois de ser retirada da natureza a macambira ainda precisa ser cortada antes de ser servida aos animais. Os criadores geralmente misturam planta a outros alimentos como, por exemplo, milho e mandacaru.

Segundo o IPA é necessário que o criador tome cuidado na hora de fazer o corte, pois se retirada totalmente da natureza, ela não nasce mais.

TV ASA BRANCA

Conselho Rural de Custódia - 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2013

Vereador Cicinho dialogando com os presidentes das associações.

Coordenador do Conselho Juscelino Moreira

Drª Marilia Pereira Lopes do Programa Mãe Coruja

Drª Mabel do Itep

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Custódia, esteve em reunião ordinária, com seus membros. Participaram da reunião o sr. Cícero Almeida, "Cicinho" vereador do município de Custódia, Dra. Marília Pereira do Programa Mãe Coruja e a Sra. Mabel, técnica do Itep, coordenador do Conselho o sr. Jucelino Alves, desejando boas vindas a todos presentes. A sra. Mabel, tratou do diagnóstico do rebanho caprino de corte e leite. Cicinho  sugeriu aos presidentes e demais pessoas presentes um debate sobre a seca. Vários representantes das comunidades rurais das mais variadas regiões, falaram da situação e dos prejuízos de cada comunidade. Apos ouvir os participantes, o vereador Cicinho, falou que apesar de ter chovido em algumas localidades do município, a seca continua, acrescentando que,  iria levar ao conhecimento das autoridades competentes a real situação em que se encontra o município, com os efeitos da estiagem prolongada que tem causado grandes prejuízos para os agricultores custodienses.

(Blog Custódia News)