13 novembro, 2023

Leônia para Célia Barros


Célia,

Você não imagina quantas lembranças guardo da época em que fomos vizinhas. Não sei se você sabe, mas sua mãe era minha madrinha de fogueira (naquele tempo, madrinha de fogueira era tão importante quanto de batismo). Tinha por ela muito respeito e um imenso carinho que, até hoje, guardo em meu coração. Quando ela ficou doente, chorei muito e fui visitá-la (salvo engano), naquela casa que era de D. Rosa Góis. Lá, ela me disse que quando eu fosse casar faria o meu vestido de noiva… Ela conversava com mamãe sobre muitas coisas. Falava de todos os filhos com muita alegria.

De todas as lembranças, uma que está muita viva em minha mente é voz rouca de Madrinha Maria cantando “meu coração, não sei porque bate feliz quando te ver”.

Seu Anfilófio Feitosa também era uma pessoa extraordinária e um bom vizinho, como dizia papai. Uma vez, chovia muito, estávamos em casa, envolta de Lucinha que lia a estória da “gata borralheira”, como fazia sempre. De repente, um relâmpago clareou toda a rua, provocou a falta de energia e em seguida um trovão tão grande que nós começamos a gritar desesperadamente. Seu Anfilófio chegou imediatamente, trazendo vela e fósforo para alívio de todos nós. Eu morria de medo de relâmpago e trovão.

Quanto a você, lembro que discursou num comício de mulheres, na primeira campanha de Prefeito de Luizito. Em sua fala citou o nome de Gal Costa. Não me recordo de todo o texto, apenas dessa parte. Também já recitei (em 11 de setembro) uma poesia de sua autoria e que agora peço licença para em breve, enviá-la ao Blog.

Bem, a música a qual você se refere no comentário sobre os velhos carnavais é assim:

Juá, juá, Joaquina teu nome lembra o juá!
Teu nome é um convite Joaquina
Para nós irmos pra lá pro juá
Tira o juá do teu nome Joaquina
Ele não serve pra mim
É que o juá só não dar pra enjoar
Quando tem quina no fim
É que o juá só não dar pra enjoar
Quando tem quina no fim.

Um abraço e obrigada por trazer de volta boas lembranças.

Leônia Simões
onisimoes@hotmail.com

Um comentário:

  1. Oi Leonia. Dando uma revirada no baú. Que legal.
    Nós os custodienses ausentes precisamos muito de vç, da tua ajuda, para revitalizarmos os encontros e nos ajudar a retirar aquela maldita torre da nossa praça.
    Fernando Florencio
    Ilhéus\Ba

    ResponderExcluir