12 abril, 2023

Padre Antônio Duarte


Padre Antônio Duarte, era um empreendedor de grande liderança catequética e pedagógica, destacou-se também nas atividades sociais e de lazer que envolviam adultos, jovens e crianças. A seu convite, o industrial Aurélio Vasconcelos, da fábrica beneficiadora do caroá, do povoado de São Gonçalo, pousou com seu avião teco-teco na rodovia principal. Foi um acontecimento inédito, atraindo um grande número de pessoas, principalmente crianças.


Padre Duarte saudou o industrial e lhe fez um original pedido, usando o prefixo do seu avião – PPTIB: “Padre Pede Torre Igreja Breve“, no que foi generosamente atendido. Com esses recursos e, em parceria com a prefeitura e a comunidade, construiu a casa paroquial, estucou a parte externa da igreja e ergueu a sua torre perfilada para o alto, que passou a ser um marco, na vista panorâmica da cidade, e um distintivo de sua passagem por essa comunidade.

Retirado do livro Caminhos do Afeto, de Sevy de Oliveira, pag.75, Autoridades Civis e Religiosas.

3 comentários:

  1. Francisco Leandro de Morais21 de abril de 2011 às 11:58

    Esse trecho, sobre o pouso do avião e a construção da torre da igreja, também podem ser encontrados no livro Um Coronel Sem Patente, de autoria do Sr. Ernesto Queiroz Junior. Bela narrativa sobre a cidade, desde a sua fundação até os anos de 1978.

    ResponderExcluir
  2. Tem um vidio de 1962 onde uma aeronave com esse prefixo pousa na Cidade de Curitibanos sc

    ResponderExcluir
  3. Olá, alguém saberia me dizer se há fotos desse avião? É que esse mesmo avião foi utilizado em uma filmagem em minha Cidade na década de 50 e inclusive aparece nela.

    ResponderExcluir