Ernesto Alves de Queiroz, nasceu em 20 de Julho de 1898 na Fazenda Malhadinha em Sertânia. Filho de Francisco Alves de Queiroz Neto e Alvará de Goes de Melo.
Comprou, em 1931, do coronel Ernani
Araújo, a Descaroçadora de Algodão de Custódia, e foi também
proprietário da Fazenda Umbuzeiro, onde funcionava uma Fabrica de Caroá,
com 13 maquinas.
Um filho ilustre da terra e um grande líder da comunidade, foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Vereadores em 1936 até 1939, quando os custodienses foram a primeira vez as urnas, elegendo Major Inocêncio Gomes de Lima, o Primeiro Governo Constitucional de Custódia. Depois foi Prefeito em três ocasiões - 1939 a 1944, 1947 a 1951, e de 1959 até 1963.
Foi tabelião em Pedra de Buique (1945/1947).
Com a CHESF, convenia a energia elétrica da Usina de Paulo Afonso para a sede, extensiva aos distritos; com o DAC, o serviço de abastecimento de água; com o IFOCS, consegue uma patrol (motoniveladora) e beneficia as estradas vicinais.
Constrói o Posto de Saúde Municipal de Higiene e de Puericultura, o açude da Boa Vista, o Campo de Pouso, o açougue público e escolas no povoados e distritos.
Com a vinda das professoras do Estado: Corsina Valença, Ivete Matos, Nazinha Lopes, Marieta e Edeltrudes, e das professoras municipais: Maria Augusta do Amaral (Dona Manoca) e Veneranda Góis de Melo (Dona Sinhá), aumenta na sede a oferta do ensino primário.
Implanta a cooperativa agropecuária. com 800 sócios, e cede um imóvel para atividades literárias e teatrais.
Um prefeito que dedicou 24 anos da vida à administração de sua terra e deixa nas suas obras a marca de sua atuação.
(*) Publicado Originalmente no Livro Custódia Relicário do Sertão, de Sevy Oliveira (2008). Coleção Tempo Municipal. Centro de Estudos de História Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário