31 julho, 2022

Quando Pantaleão personagem de Chico Anysio citou Custódia na TV



Os usuários da SKY TV, dispõe do canal VIVA, nele está sendo reprisado vários programas antigos da Rede Globo. Um dos programas, é o CHICO TOTAL. Um dos personagens, é o folclórico Pantaleão Pereira Peixoto. Aposentado que está sempre a contar histórias falsas. Vive em sua cadeira de balanço, na companhia de sua esposa Tertuliana e de Pedro Bó, um adulto com postura de criança adotado por ele. Sempre pergunta para sua mulher se ele está mentindo que, por sua vez, não tinha coragem de contradizê-lo e sempre garantia ser verdade. Seu visual é inspirado em Dom Pedro II, enquanto a voz é similar a do cantor Luiz Gonzaga. Suas histórias sempre ocorrem no ano de 1927.

Segundo alguns custodienses admiradores do programa, teria sido exibido um episódio ainda na TV aberta, onde Pantaleão fazia referência ao ex-prefeito Luizito e a cidade de Custódia, no começo dos anos noventa. O colaborador José Melo assistiu ao vivo na época o programa e solicitou mencionar no Blog Custódia.

Sempre tive interesse de assistir tal episódio. Houve comentários que algumas pessoas tinha esse episódio em VHS, nunca encontrei, para digitalizar e quem sabe, colocar no Youtube facilitando assim num novo formato ficar mais acessível a público. Nada feito.

Assistindo ao canal VIVA no dia 16 de abril de 2012, reprisou episódio de número 50. Nele o quadro com Pantaleão com citação à Custódia.
Em conversa com sua fiel esposa e seu companheiro Pedro Pó, o personagem diz que já tinha sido Senador, e que de passagem por Custódia, o então prefeito Luizito, teria pedido a ele para ser gerente de um manicômio.

Por Paulo Peterson


Não se trata do episódio narrado.
Apenas para conhecimento.

3 comentários:

  1. Higor Cordeiro de Rezende22 de dezembro de 2011 às 13:16

    Esse programa realmente foi apresentado e eu assisti e me surpreendi com o diálogo do personagem.

    Higor Cordeiro - morando atualmente em Petrolina/PE.

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    Na verdade, perguntado se nunca quiz ser político, Pantaleão respondeu:
    "Uma vez, em 1927, Luizito, um amigo meu Prefeito de Custódia, me convidou para eu entrar no sanatório....

    J. Melo

    ResponderExcluir
  3. Lembro muito bem, do dia que Pantaleão Pereira Peixoto.((Chico Anysio) falou em Luizito e Custódia. Ah! Também já li o livro do mesmo. Titulado É MENTIRA TERTA? Muito bom.

    ResponderExcluir