02 abril, 2022

Conheça o Projeto Semiárido em Tela realizado em 2013 e os 9 Curtas-Metragens produzidos por alunos de Custódia.


Em 2013 foi realizado Projeto Semiárido em Tela, uma iniciativa do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) em parceria com o Projeto Cine Mandacaru. O objetivo foi pesquisar, capacitar, registrar e difundir a ciência e a tecnologia por intermédio do cinema, sendo a própria população protagonista na produção de obras audiovisuais que contam histórias de convivência com o Semiárido.

A metodologia utilizada se baseia na pesquisa-ação, onde os próprios alunos produzem vídeos de curtas-metragens sobre as suas vivências e experiências nas comunidades onde moram e (re) constroem uma imagem do semiárido para além da seca e da pobreza. Na pesquisa-ação desenvolve o conhecimento e a compreensão como parte da prática. O Projeto ainda tem como contexto a educomunicação que propõe utilizar de meios de comunicação para discutir e analisar a realidade de como é visto e vivido o Semiárido.

Além de aprenderem a fotografar e a filmar, os participantes são estimulados a conhecerem mais sobre suas comunidades a partir da pesquisa e investigação sobre os temas que se tornam vídeos. O Projeto promove uma interação entre ciência, cultura e a arte, com maior aproximação das pesquisas científicas e tecnologias sociais ao cotidiano das pessoas e a valorização dos aspectos culturais e humanísticos do fazer ciência.

CONFIRA ABAIXO OS CURTAS PRODUZIDOS


PAULO PETERSON




Paulo Peterson é um dos grandes incentivadores e agitadores culturais de Custódia. Criou em 2006 o Blog Custódia Terra Querida com objetivo de proporcionar à população uma ferramenta com informações de fácil acesso sobre a história da cidade.


MANOEL PADEIRO



MAESTRO GALDINO



SAMBA DE COCO



GRUPO DE DANÇAS LUAR DO SERTÃO



VAQUEIRO DIVOM AMORIM



MAURILIO ARTESÃO



EDUARDO RELOJOEIRO



JOSÉ ADENILTON



Para conhecer mais produções do Projeto Semiárido em Tela, acessando sua página no Facebook

Projeto Semiárido em Tela no Facebook


Oferecimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário