28 abril, 2022

Quem lembra do Jornal O LUXO



Exemplar de um obscuro jornal lançado em 1972 em nossa cidade. Não consta em suas páginas, detalhes sobre as pessoas que faziam parte dele. O LUXO, como era chamado, foi lançado em março de 1972 na Semana Santa. As manchetes que fizeram parte dessa primeira edição eram: Fofocas e humorismo, Teste de Fofoqueiro, Futebol e Conhecimentos.

Na apresentação do jornal, comenta-se que o jornal ficou alguns dias fora do ar devido as más interpretações e incompreensões dos jornais antecessores. A mesma apresentação informa ainda que, o objetivo do folheto era divertir e movimentar principalmente a juventude custodiense com brincadeiras e críticas com bom senso, sem atacar moralmente os personagens envolvidos em suas manchetes.

Em sua primeira página, temos piadas sobre pessoas da cidade, como Luizito, Dioclécio, Marcos Moura, Ely e Joãozinho de Abílio, Aírton Pereira, Fernando Vitor e Francisco de Mazé.

Na segunda página, um descontraído teste chamado de “PRÊMIO NOBEL DA FOFOCAGEM“, onde novamente, são citados personagem influentes daquela época, como José Melo, Cicera, Luizinho da Oficina, Lírio Pereira, Zé Esdras, Orlando Ferraz, Fátima Rael, Urbano Rafael, Marta Quidute, Rió, Lúcia Góis, Evaldo, Ruy Mariano, Zilda, Claúdio Moises, Gracinha Queiroz, Zé Euclides, Fátima Rodrigues, Ferdinando Feitosa, Maristela entre outros. Tudo no bom humor, sem difamação alguma no teste vale salientar. Ainda na mesma página, um interessante VOCÊ SABIA?

Por fim, em sua última página, uma matéria sobre o futebol custodiense, citando o SPORT CLUBE CUSTÓDIA, de propriedade do meu pai, Dr. Pedro Pereira Sobrinho e o SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE DE CUSTÓDIA. O esquadrão rubo negro comandado por meu Pai, deu muitas alegrias aos custodienses, como afirma no texto, chegando a ficar 9 partidas sem conhecer uma única derrota. O time em seguida começou a decair, e no dia 18 de Dezembro de 1971, surgiu o Santa Cruz Clube de Custódia. 




No final da matéria sobre o futebol custodiense, temos a chamada para um confronto no Estádio Carneirinho, as agremiações do SANTA CRUZ ESPORTE CLUBE DE CUSTÓDIA contra o esquadrão da PALMEIRON. A chamada do jogo noticia a presença de grandes craques de Recife, são eles: Edmilson, Cau, Fabiano e Rob. O goleiro é o festejado JAIRO. O jogo foi realizado no dia 02 de Abril de 1972, não sabemos o placar final desse confronto.


Finalizando um Samba Tricolor, de composição desconhecida:

O Flamengo
Santa Cruz e Pelé
Minha Gente
É muita bola no pé

Ô Ô Ô
Ô seu Doutor
foi besteira
aquela vaia
nos incentivou

§

Em tarde linda
Em tarde bela
Dando show no Carneirinho
Com jogadas de tabela

§

Alô Torcida
Alô cartola
O Santa Cruz é
Muita Bola

Texto: Paulo Peterson

Agradecer a Claudete Simões pela colaboração nos cedendo o jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário