20 setembro, 2021

Mãe do ano (1963) - por Jussara Burgos

 




Acompanho o Blog Custódia desde o seu início e percebo que existe um tabu entre nós Custodienses sobre desavenças políticas do passado. Ninguém fala, portanto não existem registros, mas isso não muda a natureza dos fatos.

Fatos esses fazem parte da nossa história. Sem querer ferir suscetibilidade de ninguém me atrevo contar um episódio dessa época sombria que vivemos no início da década sessenta.

Custódia era dividida em dois partidos: A UDN de Ernesto Queiroz e o PTB de José Gonçalves Florêncio, mas conhecido como Zé de dona Rosa ou Zé Florêncio, que fazia oposição ao líder do partido adversário. Zé Florêncio começou a fazer trabalhos sociais, festas na sede do PTB, tinha escola e promovia eventos como a escolha da mãe do ano.  O que levou Zé Florêncio ganhar a simpatia de uma parte da população e conseguir se eleger prefeito em 1963.





Lembro-me que na sede do PTB havia uma difusora que tocava a música Flor Mamãe.  A festa era bem organizada, eram oferecidos brindes para as mães Depois da escolha da mãe do ano, a mãe eleita desfilava em carro aberto (Jeep sem capota) enfeitado com flores, percorrendo as principais ruas da cidade, com carreata, com banda de música acompanhando. 

Zé Melo lembra que em uma dessas festas houve um show como o cantor Joaquim Gonçalves, que fazia sucesso em todo Nordeste com músicas de Nelson Gonçalves.

A primeira mãe do ano eleita foi à bela Elvira Campos Moura Oliveira esposa do Sargento Ulisses

Olegário de Oliveira e mãe de Marcos José Moura de Oliveira e Márcio Wellington Moura de Oliveira, nascido em 28 de agosto de 1961.

O Dr. Francisco Sampaio presidiu a festa onde, dona Elvira Moura passou a faixa para dona Quitéria, esposa do Sr. Pedro Mariano. Não temos certeza do ano da fotografia, provavelmente foi em 1963.

Agradeço a foto cedida por Márcio Wellington. As informações de Marcos Moura, Jorge Remigio e de Zé Melo.

Jussara Burgos
Luziânia - GO
Setembro/2021



Nenhum comentário:

Postar um comentário