03 setembro, 2021

Filomena Alves de Queiroz - por Verônica Karina Ribeiro


Como posso descrever nessas linhas tão grande amor?

Retratar em tão poucos versos, histórias de toda uma vida...

Nascida em 1933, na cidade de São Caetano do Navio – PE, filha de Adauto Alves de MoraesAntônia Alves de Queiroz, seu nome: Filomena Alves de Queiroz, porém, conhecida por todos em Custódia por “Mena”.

Mudou-se para a cidade de Custódia – PE no ano de 1952, quando casou-se com José Bezerra da Silva, filho de Manoel Bezerra da Silva, conhecido popularmente por “Né da Várzia” e Maria Nunes Magalhães, conhecida popularmente por “Dona Licota”.

Residiu em Custódia até o mês de Abril do ano de 1971, onde mudou-se para a cidade São Paulo, com seu marido e seus quatro filhos: Vanuzia, Aparecida, Petrônio e Tadeu.

Em São Paulo construiu sua vida com muita luta e determinação, mas nunca deixou de visitar e relatar todas as maravilhosas histórias de sua tão querida “Custódia”!

No dia 07 de Abril de 2003, José Bezerra da Silva, seu marido, veio a falecer, e desde então, ela continuou provando a todos, o quanto é forte.

Hoje, aos 79 anos de idade, nos dá o imenso prazer de tê-la presente em nossos dias, com suas histórias, lembranças de tantas lutas, batalhas e real superação, e ainda assim, nos diverte e nos encanta com seu bom humor e seu alto-astral, nos dando exemplos de vida, e o grande privilégio de estarmos entrando na 5ª geração.
 
 


RELATOS DE SUA, TÃO QUERIDA, CUSTÓDIA:

Residente da cidade de São Paulo há 41 anos, nunca deixou de citar o quanto é significativo em sua vida, tudo que viveu em Custódia. Quando nos conta sobre suas lembranças, transmite seu grande orgulho em ser pernambucana.

Quando cita Custódia, fala constantemente da "rua da Várzea", e em todas suas memórias relembra sua vizinhança: Dona Joana e Seu Manoel (pais de Oscarina), Lourdes e "Zé" Eduardo, Ana de Abedias, Lindalva, Oscarina e Adamastor, Maria Galega, Mariinha de Luíz de Preto, Lourdes de "Zé" Pinto, Lourdes de "Zé" Honorato, Blandina Fenelon, Juvina e Abílio, Fiinha e João Moisés, Eliza e Pedrinho, etc, entre outros que ela sempre relata sobre sua tão marcante "rua da Várzea".

MINHA TÃO AMADA AVÓ...

É por meio dessa singela homenagem, que gostaríamos de lhe dizer o quanto és maravilhosa e importante em nossas vidas. Tu és nossa guerreira, nossa fonte de força e de coragem, que nos prova, dia após dia, o quanto vale a pena realmente lutar pela vida.

Nesses 79 anos, caminhando rumo à sua 5ª geração, nos enche de orgulho por tê-la presente em nossas vidas, e nosso intuito, por meio dessa homenagem, é dizer o quanto nós à amamos e o quanto é imensa nossa admiração por toda essa linda história de vida!

Parabéns, minha querida avó, por ser essa fantástica mulher, e saiba que realmente para todos nós, tu és o nosso verdadeiro sinônimo de respeito, perseverança e superação.

Um grande beijo de toda sua família!

Sua neta, Verônica Karina Ribeiro.
 

 

2 comentários:

  1. Verônica.
    Muito embora muitos, se não todos, daqueles "esteios" de reserva moral da Rua da Várzea, relacionados por Da.Filomena não estejam mais entre nós,mande-me seu endereço para o e-mail:(florencio.fernando@hotmail.com)assim eu posso enviar-lhe CDS com a festa dos Encontros dos Custodienses Ausentes/Presentes.
    Eu era moleque e ainda guardo muitas lembranças de todo aquele povo da Várzea.Da.Filomena inclusive.
    Fernando Florêncio
    Ilhéus/Ba

    ResponderExcluir
  2. Faltou dona Filó mencionar Catonho Florêncio e Gercina. A rua da várzea, sem meu Tio Catonho, nunca mais foi a mesma.
    Fernando Florêncio
    Ilhéus\Ba

    ResponderExcluir