27 dezembro, 2020

Biografia Chico dos Correios

Foto e Biografia: Acervo Familia
Francilene Pereira
Custódia-PE
Dezembro/2020

Quem de Custódia não recorda de Chico dos Correios?

Nascido em 17 de Setembro de 1958, Francisco de Assis Chagas Pereira, filho do casal Sebastião Pereira da Silva e Maria Luiza da Silva.

Seus pais tiveram 21 filhos, onde apenas oito criaram-se, foram eles: Zezito Pereira, Reginaldo, Genedite, Rivaldo, Jeanete, Maria de Lourdes, Francisco e Socorro. O casal era servidores públicos.

Desde cedo, Chico começou a trabalhar, foi funcionário em mercearia de Dezinário Rezende (clique no nome para ler a biografia).

Estudou no Colégio Técnico Joaquim Pereira, curso de Contabilidade. Casou em 1984 com Rosilene (Lena). Desta união vieram 3 filhos: a primogênita Francilene, Kelly Jayanne e Pablo Neruda. Por sinal, o nome do filho caçula foi uma sugestão do se amigo e professor, Dr. Pedro Pereira, na época Diretor.

Tornou-se uma pessoa bastante popular na cidade pelo seu trabalho como Carteiro, na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Daí o apelido carinhoso de “Chico dos Correios”. Empresa que trabalhou durante 26 anos, até o seu último dia de vida.

Morou boa parte da juventude na rua 11 de Setembro, centro da cidade, depois que casou fixou residência no bairro Polivalente, na rua José Gorgonho da Nóbrega

Gostava muito de futebol, não escondia sua paixão pelo Santa Cruz de Recife.

Era apelidado na juventude de Carcará. Um de seu passatempo predileto era ouvir música, os cantores prediletos eram Nelson Gonçalves e Amado Batista.

Faleceu dia 04 de Janeiro de 2006. Foi homenageado com nome de rua, no bairro que residiu seus últimos dias de vida. 

8 comentários:

  1. Excelente trabalho. Essas biografias dos custodienses.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou irmã Lélia Simões! Tive a oportunidade de conhecer Chico, não só como conterrãnea de Custódia.Como também por meio da minha amiga Marleide Leite, que era a chefe do correio de Custódia na época. Sendo assim eu tinha contatos com Chico, pessoa boníssima,calmo, sério e responsável.Marcas que ficaram registrado em minha memória!

    ResponderExcluir
  3. É com muito carinho e satisfação que faço esse comentário sobre esse grande Amigo!Me sinto privilegiado por ter sido amigo de Chico dos correios, Um ser humano diferenciado,Um excelente pai de família, E como se não bastasse ele se pronunciava fã de Jánuncio Siqueira, Ligava todos os dias para a rádio de Sertânia para pedir minhas músicas, Então meu grande, muito obrigado por tudo, Que Deus te abençoe onde quer que vc esteja.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela a homenagem e saber que muita gente ainda lembra dele. Obrigada de coração!

    ResponderExcluir
  5. Grande homem, lembro dele em muitas ocasiões como carteiro. Parabéns pela biografia merecidamente.

    ResponderExcluir
  6. Aos poucos nossa memória afetiva se dispersa, mas vem logo aqui neste espaço é nos traz nossas emoções mais profundas...
    Chico, nos era o emissário mais aguardado, trazia sempre consigo o sorriso de jovem amigo da minha mãe sempre com boas notícias. Eramos amigos de uma de suas irmãs, Genedite, que também fez história em Custódia. Exelente bordadeira de ponto cruz, Custódia e o melhor de sua gente como Chico.

    ResponderExcluir
  7. Lembro MT dele + não sabia q já tinha ido atender o chamado de Deus 🙏

    ResponderExcluir