12 dezembro, 2020

A passagem de Agamenon Magalhães por Custódia (1940)

Fonte:
Biblioteca Nacional Digital
Fundação Biblioteca Nacional


Em 03 de Agosto de 1940, o Jornal Pequeno(jornal de grande circulação no Recife, Pernambuco, nascido no final do século XIX e de grande circulação durante a primeira metade do século XX.), divulgou em suas páginas, a visita do Interventor Federal Agamenon Magalhães ao Sertão do Estado. 

Viajaram em sua companhia, dos Secretários de Viação, Obras Públicas e Agricultura. Motivo dessa visitas as principais cidade do sertão do Estado foi, inspecionar melhoramentos de vultos e inaugurações. 

Primeira parada foi em Pesqueira, onde foi 
recebido pelo industrial Manoel Britto & Cia e autoridades locais. Depois seguiram para Rio Branco (Arcoverde) onde fizeram inspeção de algumas construções. Pernoitou na Fazenda de criação do Estado, naquele município. 

Após inspecionar as instalações da Fazenda de Criação pela manhã do dia seguinte, foi para Custódia, onde almoçou com Dr. Aurelio Limeira, na Fazenda São Gonçalo, localidade que tinha fábrica de caroá. À convite do proprietário da localidade, pernoitou nesta propriedade.

Encerrando o giro pelo sertão do Estado. No outro dia foi a Serra Talhada, sua cidade natal.  Cidade que não visitava a bastante tempo, seus conterrâneos prepararam um festa para sua chegada. 

Depois das comemorações, e homenagens por parte da classe conservadora local, inaugurou Usina de Beneficiamento de Algodão, Seção de Fomento Agrícola Federal. A Usina levou o nome do Ministro da Agricultura. Ainda foi inaugurada a Escola Braz Magalhães na zona rural daquela cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário