13 maio, 2014

[Blog Gilberto de Belchior] Sessão legislativa tumultuada



Acabou agora a pouco a 13 Sessão do Legislativo Municipal que contou com presença de um grupo de servidores municipais, portando faixas contendo algumas reivindicações salariais, com gritos e xingamentos dirigidos ao governo municipal, dificultando o andamento da Sessão Plenária.

A Câmara de Vereadores não recebeu nenhum documento dos servidores contendo nenhuma proposta salarial, e, apesar das faixas estamparem algumas reivindicações, não parecia haver ninguém interessado em discutir coisa alguma, apenas gritaria e xingamentos, dando uma conotação política ao ato.

Vereadores da oposição faziam discursos inflamados contra o governo e eram fortemente aplaudidos, enquanto outros vereadores que cobravam uma discussão séria e objetiva eram interrompidos e até vaiados.

O que mais se ouviu nos discursos da oposição e de alguns servidores era a existência de marajás na folha de pagamento, mas o vereador Gilberto de Belchior propôs um Requerimento reduzindo os salários dos marajás para beneficiar os que ganham menos e, contraditoriamente, foi rejeitado, pelos vereadores da oposição e pelos próprios servidores.

Então, afirmou Gilberto, ao final da Reunião: "Vocês não vieram aqui para resolver nada, vieram para fazer teatro". Se acham que existe marajás na folha de pagamento, não vamos pedir auditoria ao TCE ou ao MPPE, porque o resultado talvez não saia nesse governo. Vamos fazer uma auditoria agora, seja através de uma CPI, seja como quiserem.

Para o vereador Gilberto de Belchior, num ponto os servidores e a oposição estão certos. Existem sim marajás na folha de pagamento, porém, nem a oposição nem os servidores querem mexer neles, porque são todos servidores que ocuparam cargos comissionados no governo passado, perderam o governo mas ficaram com salários muito acima do máximo previsto no P.C.C.R., só Deus sabe como.

O P.C.C.R dos servidores foi uma conquista muito importante e foi gestado por duas mãos: o vereador Gilberto de Belchior apresentou um projeto e o vereador Luiz Carlos outro. Entraram em acordo e as duas propostas resultou no que temos atualmente. Ninguem vai tirar esse mérito nosso. Fazer discursos e jogar para a plateia é fácil, difícil é produzir resultados.

Algumas audiências já aconteceram entre os servidores, governo e o Ministério Público, para negociar débitos de mais de quatro milhões de reais deixados pelo prefeito anterior, somente com os servidores, referente a precatórios não pagos, folha de dezembro de 2012, 13º de 2012, etc., outros pleitos foram atendidos nessas audiências, isto prova, que o governo vem agindo com responsabilidade, o que não acontecia antes.

O teatro armado hoje por alguns servidores e a oposição dificulta o debate que pretendemos fazer para aperfeiçoar a nossa política salarial, de forma que a maioria que mais trabalha e menos recebe seja beneficiada, finaliza Gilberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário