13 maio, 2014

[Opinião] O Cristo da Paixão IV - A União faz a Paixão


A realização do espetáculo “O Cristo da Paixão ano IV” de Custódia aconteceu nos dias 19 e 20 de abril. Com inúmeras dificuldades, principalmente por não ter este ano o apoio do Poder Executivo local, cogitou-se a não realização ou a transferência de apresentação para outra cidade, por não ser mais novidade. 

Com o vencimento do prazo para a realização praticamente findado, através das redes sociais foi se formando uma corrente de voluntários - "Todos movidos pela paixão” e obstinados em superar, com o diretor Humberto Guerra, todas as adversidades. 



Para isto foi essencial o apoio de profissionais de outras edições, como Lenilza Lopes, Alison Alcântara, Graça Rodrigues, Plinio Simões e equipe cenográfica, atores envolvidos em edições passadas, a inclusão de Cidineia Santos, Aldas Veras e tantos outros nomes que não caberiam nesta lauda mas que não são menos merecedores mas são de enorme relevância para o que aconteceu. Uma verdadeira batalha diária contra o tempo! 

Mesmo com apoio da FUNDARPE, ainda julgava-se impossível realizar um evento deste porte e a inclusão e interesse do vice-prefeito Manuca de Zé Povo foram fundamentais para a concretização de mais um espetáculo cultural dessa natureza. Suas estruturas de palco, som, iluminação, patrocínios e a atuação de profissionais, figurantes e técnicos, culminaram em um rico trabalho e os resultados foram duas noites com presença maciça de público, um aquecimento no comércio informal no bairro da Rodoviária e, o melhor, a aprovação popular com a edição de 2014. 


A iniciativa pioneira no Estado, ao escolher um ator negro para o papel principal, através de Déo Garcez, surtiu um efeito surpresa, a princípio, sendo superada pela segurança de sua interpretação centrada. Alguns atores foram estreantes no evento, como Claudio Cinti (Herodes), Danilo Peres (Ancião) e Pedro Donizetti - este último deixando a platéia estarrecida com seu talento no papel de Judas Iscariotes, causando espanto tamanho realismo na condução de suas cenas e de doação ao papel. 




O elenco completou-se com os experientes Antonio Ysmael e Ivan Marttins, já velhos conhecidos de nossa cidade e, especialmente, com a ‘prata da casa’, o ator Salmo Silva, jovem porém brilhante, seguro e preciso como Pôncio Pilatos, e que, atualmente reside no Rio de Janeiro, estudando teatro e atuando em televisão. Entre os atores locais, destacaram-se as atuações de Wilton Silva, Marcondes Silva, Hindenberg, Aldir Marinho seguidos por outros igualmente talentosos, revelando, desta feita, o valor de nossos profissionais habilitados para espetáculos desse porte. 

O Grupo Luar do Sertão, com 11 anos de existência, apresentou-se, mais uma vez com muita empatia, charme e competência de sempre, abrilhantando assim o melhor de nossa terra: a nossa própria nossa cultura. 

No último dia de apresentação, foi exibido em telão, alguns depoimentos sobre o evento, atores da peça, pessoas admiradoras da peça, com destaque para depoimentos dos experientes atores Ary Fontoura e Benvindo Siqueira, apoiando o trabalho realizado por Humberto Guerra em Custódia, com destaque para O Cristo da Paixão. 

"O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho". (Abraham Lincoln)

por Paulo Peterson, e apoio de todos "Movidos pela Paixão".
Fotos: Paulo Peterson/ Klebson & Cristiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário