08 novembro, 2013

Custódia celebra o Dia da Agricultura Familiar


Um grande ato organizado pelo Banco do Nordeste, FETAPE e Prefeitura de Custódia esta sendo realizado em Custódia, em comemoração ao Dia da Agricultura Familiar, tendo ainda a participação da Secretaria de Agricultura do Estado, através do IPA.



O evento contou com a participação dos vereadores e as diversas secretarias do Município, dos Deputados Estaduais, Manoel Santos e Júlio Cavalcante e do Deputado Federal, Pedro Eugênio, além de uma comitiva do BNB, envolvendo as agências de Sertânia, Floresta, Pesqueira, Serra Talhada e Garanhuns e da FETAPE, representando diversas cidades da Região.



O presidente da FETAPE, Doriel destacou os avanços dos programas destinados à Agricultura Familiar, entre os quais o PRONAF, que já beneficiou milhares de pequenos agricultores em todo País e que precisa continuar acompanhado de um programa de Assistência Técnica, permanente, a fim de transformar o Agricultor Familiar em Empresário Familiar, melhorando a rentabilidade da atividade rural e a qualidade dos empregos gerados, opinião compartilhada com o vereador Gilberto de Belchior.



O Deputado Pedro Eugênio destacou a força da Agricultura Familiar, capaz de reunir milhares de pessoas e diversas autoridades num evento com este. Destacou também a importância dos programas sociais, entre os quais o PRONAF e o Bolsa Família, que têm assegurado uma melhoria da qualidade de vida das pessoas do campo e da cidade. Prova disto, assegura, Pedro Eugênio, é que apesar do terceiro ano consecutivo de seca, não se viu, até agora, nenhuma ameaça de saque ou de qualquer outro movimento por água ou comida, como se via antigamente.

O Superintendente do BNB, Sr. Jomildo destacou as linhas de crédito ofertadas pelo BNB e o esforço que o Banco vem fazendo para continuar assegurando crédito e negociando as dívidas. Também destacou a força da Agricultura Familiar, que responde por: 84% da produção de mandioca, 54% da produção de leite, 58% de suínos, 40% de ovos e representa 82,9% da Mão de Obra no campo.

A abertura do evento contou com uma apresentação da Banda de Música, regida pelo Prof. Galdino e outra do grupo de danças, Luar do Sertão, apresentando danças do Cangaço.

O prefeito Luiz Carlos fez o encerramento do evento, destacando também a necessidade de medidas que assegurem as condições de renegociação de todas as dívidas, independente de valor, contrato e fonte de recursos, a fim de que o nosso produtor rural possa readquirir sua credibilidade e sua capacidade de produzir, bem como a manutenção e ampliação dos programas sociais, como forma de redução das desigualdades sociais.

Informações do Blog do Vereador Gilberto de Belchior

Nenhum comentário:

Postar um comentário