20 novembro, 2013

Exposição: O Tubarão Branco Engoliu as Sardinhas (Inez Oludê)


O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) receberá nesta sexta-feira (22), às 19h, em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a exposição internacional ‘O tubarão branco engoliu as sardinhas’, da artista pernambucana Inez Oludê.(*)

‘O tubarão branco engoliu as sardinhas’ ficará em exibição no Misa até o dia 31 de março de 2014 e tem como desafio desconstruir a ideologia e a propaganda produzida no período colonial. De acordo com a artista, o tema da exposição faz alusão ao colonizador português e aos negros capturados e escravizados na época.

A mostra é baseada em documentos antigos de povos escravagistas, e o trabalho mistura colagens e pinturas, concebendo uma viagem iniciática ao centro da memória dos povos oprimidos. Serão expostas 32 telas e duas montagens entre pinturas, fotografias e colagens.

Inês Oludê já participou de diversas exposições coletivas e individuais em renomados museus, bienais e galerias da Europa, África e América. Atualmente, ela realiza curadorias de artistas de diversos continentes e dirige o Projeto 23 de Agosto, em que se comemora o dia Internacional da Memória do Tráfico Negreiro e sua Abolição. Em 2007, a artista fundou a Bienal de Artes Brasileiras de Bruxelas.

(*) Inez Oludê é colaboradora do Blog Custódia. Quando criança residiu em Custódia. 

Site Oficial: http://inezoludedasilva.be/home.html
Matérias Postadas sobre Inez Oludê: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário