31 março, 2021

Abílio José Duarte - por José Melo

 

Abílio José Duarte

Texto: 
José Soares de Melo
Recife/PE
Março/2021


Uma das figuras mais populares da Custódia de ontem, foi sem dúvida Abílio José Duarte.

Dono de um humor pra lá de afiado, Abílio era presença obrigatória em toda roda de papo dos mais velhos. Sua condição de deficiente (deformação da coluna, popularmente chamada de corcunda), em nada o prejudicava nos relacionamentos, e estes eram com praticamente de todas as camadas sociais. Na função de Serventuário da Justiça, mantinha bom relacionamento com as autoridades judiciárias locais e com a população em geral. Contavam pessoas mais chegadas, que Abílio dispunha de um vasto acervo de escritos, que relatavam fatos históricos de Custódia e dos Custodienses. Pena que jamais o público teve acesso a essas informações. Pai do emblemático Zezito – Rock Lane, para a maioria das pessoas, a quem tive o prazer de conhecer e conviver, juntamente com seu companheiro de trabalho na então TELPE, o radialista Lulinha Tenório, gerou uma numerosa família cujos descendentes estão espalhados por esse Brasil afora.

Seu bom humor contagiava a todos, quando narrava “causos” de antigamente, lembrando as aventuras das quais quase sempre era protagonista, histórias sempre recheados de fatos curiosos e pitorescos.

Não sei se é verdade ou lenda, o fato que eu sempre ouvia contar, a respeito de Abílio. Diziam os contadores de causos de Custódia, que Abílio era muito amigo de Lampião, quando este reinava no Sertão. Servia de defensor dos proprietários locais, contra a sanha do cangaceiro, que sempre lhe atendia os pedidos.

Dizem que pessoas invejosas criaram uma intriga entre Abílio e Lampião, tendo este cortado a amizade e jurado vingança contra Abílio. E que certa vez mandou um duro recado a Abílio:

- “Diga a Abílio que quando eu me encontrar com ele, vou cortar a corcunda dele de facão”.

A resposta de Abílio não poderia ser mais desaforada. Mandou o recado pelo mesmo portador:

- “ Diga a Lampião que se ele quiser ver um homem na família, traga a mão dele pra dormir comigo uma noite!”

Não é necessário dizer a ira que o Rei do Cangaço ficou nutrindo pelo ex-amigo. E sempre o procurava nas incursões que fazia pelos arredores de Custódia, por saber que Abílio vivia constantemente percorrendo aqueles rincões, a serviço da Justiça.

Contam que certa feita Abílio se encontrava em São Caetano, então povoado de Custódia, hoje município de Betânia, no pequeno hotel, tomando café, com seu cavalo selado e amarrado no quintal que ficava por trás do hotel. O quintal ficava em um nível bastante abaixo do nível da casa, e para se chegar lá tinha que descer uma escada com vários degraus.

De repente, ouve-se o tropel de cavalos se aproximando da entrada pequena rua, quando um menino entra correndo, assustado e gritando:

- “ E Lampião, é Lampião com os cangaceiros!!”


Sem esperar para conferir, Abílio correu para a cozinha, e na mesma corrida que vinha pulou a janela, caindo sentado exatamente sobre a sela de seu cavalo, tendo cortado o cabresto com sua faca, e partido em desabalada carreira.

Lampião jamais poderia imaginar que esteve tão perto de cumprir a ameaça que havia feito, e somente depois de um bom tempo, foi que lembrou de perguntar se Abílio não teria aparecido por aquelas bandas. Quando a dona do hotelzinho disse que ele saiu exatamente quando a tropa chegara, Lampião não se conteve:

- “ Ô caba féla da puta! Se eu te pego aqui hoje tu ia ficar sem a corcunda!!

Verdade ou mentira, não se pode provar. Porém uma coisa é certa. Abílio foi uma figura excepcional na Custódia de ontem.

Por ironia do destino, Abílio morreu vítima de um acidente. Foi atropelado na Avenida Inocêncio Lima onde morava, quando retornava de uma de suas caminhadas. Isso quando demoravam horas para se observar um veículo trafegando pela cidade.

(*) Publicação autorizada pela família

4 comentários:

  1. Seu Abílio foi um grande homem. Foi um guerreiro. Está nos braços do. pai.Tive o prazer de ter conhecido. Será sempre lembrado por toda a família e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Seu Abílio foi um grande homem. Foi um guerreiro. Está nos braços do. pai.Tive o prazer de ter conhecido. Será sempre lembrado por toda a família e amigos.

    ResponderExcluir