19 março, 2021

19 de março, dia do nosso Padroeiro São José.


“O anjo do Senhor manifestou-lhe em sonho dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo”. (Mt. 1, 20)


19 de março, dia do nosso Padroeiro São José.

Ano especial de São José!


2021, ano especial do pai adotivo de Jesus. No dia 08 de dezembro de 2020 foi iniciado, a pedido do Papa Francisco, a celebração dos 150 anos da Declaração de São José como padroeiro da Igreja Católica.

São José: nascido em Belém; nome: Joseph; pai: Jacob; profissão: carpinteiro; esposo da Virgem Maria; pai adotivo de Jesus e venerado por toda a cristandade.

São José; José de Nazaré; José, o Carpinteiro ou São José, o Operário.

O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef, que significa “Ele acrescenta”, referindo-se a Deus. Descendente da Casa Real de David, é venerado como santo pelas Igrejas Católica e Ortodoxa, que o celebram como seu Padroeiro Universal. A liturgia luterana também lhe dedica o dia 19 de março a sua memória, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor”. Operário, é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores”. E, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias” e empresta seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.

Nas tradição católica, José é considerado o Santo Padroeiro dos Trabalhadores e está associado a vários dias de festa. O Papa Pio IX declarou-o Patrono e Protetor da Igreja Católica. Na piedade popular, José é considerado um modelo para os pais como também se tornou patrono de várias dioceses e lugares. Na iconografia religiosa popular, ele é associado a lírios ou nardo, representando sua castidade e pureza.

Padroeiro da Igreja Católica da Bélgica, do Canadá e dos pais biológicos e adotivos, das famílias, da Diocese de Beja (Portugal), da cidade de Santarém, do Estado do Ceará, do Maranhão e das capitais Palmas e Macapá.

A Paróquia de Custódia tem a graça de tê-lo como patrono. A veneração ao bom José é de uma singeleza e amor que transcende as nossas forças.

Chegamos ao dia 19 de março, encerramento das homenagens ao nosso padroeiro. As restrições impostas pelas autoridades públicas de saúde afastaram os paroquianos da Casa de Deus. A pandemia da COVID-19 chegou a Custódia e assustou todos nós. E no dia 15/03/2020, na sétima noite de Novena do Padroeiro de Custódia, para a surpresa dos paroquianos, o Padre Roberto comunicou a suspensão de toda programação da festa. A determinação era contundente e precisa. No seu bojo, determinava o isolamento social e cuidados efetivos de higiene. Não foi e não está sendo fácil ficar afastada de tudo e de todos. Sinto falta de ir à igreja, de tomar a Hóstia - Corpo de Cristo - mas entendo que estamos num caos total, onde o sistema de saúde colapsou e o povo está morrendo sem assistência médica. E hoje, não diferente do ano passado, temos de priorizar a vida. Tivemos procissão de São José com as pessoas dentro de seus carros, de máscara e com álcool em gel, seguindo todo protocolo que se faz necessário. O percurso foi conduzido pela equipe da Paróquia de Custódia. Os carros seguiram o andor com seus vidros fechados. Terminada a procissão, voltaram para suas casas.

São José, intercede a teu filho Jesus pela minha família, pelos meus amigos e pelo Mundo inteiro! Amém!

São José, rogai por nós!

Lindinalva (Nenê).

Custódia, 19 de março de 2021.


Nenhum comentário:

Postar um comentário