06 março, 2021

Madrinha Cila. A mãe de muitos - por João Verissímo

Foto: Acervo Familiar

por
João Veríssimo Neto
Sertânia
Março/2021

A senhora deixa eu ir madrinha Cila?. Você vai.

Assim foi o início da trajetória que o Senhor do universo possibilitou a mim e a este espírito de luz rumo ao litoral, naquela viagem que seria o desenraizamento do sertão e o enraizamento mais perto do mar, para mais tarde fazer o caminho inverso porque tudo volta ao princípio.

Madrinha Cila.

Extraordinária guerreira com a coragem de migrar para uma cidade grande acompanhada de nove filhos (Álvaro, Adson, Adilson, Nairlê, Naiclê, Nadja, Natiene, Niedja e Nadege), um sobrinho/afilhado agregado (que sou eu) e duas irmãs (Edith e Toinha) que ajudavam tanto.Treze pessoas!!! Nem tanto diante de tantos mais que ela abraçaria na sua extraordinária trajetória de vida.

Madrinha Cila

Enfrentou todas as intempéries que uma mãe, como só elas mesmas conseguem ser assim, às vezes é escolhida para resistir. E resistiu. Plantou sementes. Que frutificaram, diga-se. Ergueu uma imensa árvore genealógica que jamais esquecerá os seus ensinamentos, os seus exemplos, a sua fortaleza, a sua fé, a sua compaixão, a sua mansidão feroz quando o momento exigia uma posição mais enérgica. O vigor e o senso de quem sabe que sua missão é EDUCAR.

AUXILIADORA E EDUCADORA.

Construiu um império. Não desses impérios cheios de riquezas materiais. Não. Construiu o maior e mais forte de todos eles. Ensinou que é na luta cotidiana, na garra, na vontade e na crença em si mesmo que as coisam andam. E, acima de tudo, que estudar éuma das melhores maneiras de viver a vida.

Deixa, por isso, o legado que sempre enunciou, ou pelo menos era o que eu ouvia naqueles fins de tardes nublados e já distantes na varandinha de sua casa ao lado da igreja da Praça Padre Leão. Ali estava ela conversando com Dona Mocinha sobre a vida. E eu, meio que de cócoras ou sentado com as costas na parede ouvia.

Estudar, estudar, estudar. Simples assim.

Não há maior ensinamento do que dizer que a melhor forma de aprender é estudar e é ensinando que se aprende. Seja nos livros, seja nos relacionamentos, seja no emprego ou aonde quer que vá. Bom senso. Moto-contínuo.

Por isto que hoje melhor que chorar é ter conforto. Tenho orgulho de ter recebido ensinamentos tão profundos. Ela deixou muita coisa boa aqui conosco e que frutifica.Agradeço a Deus por ter o privilégio de ter sido, por um triz de tempo, aprendiz desse maravilhoso ser que foi Madrinha Cila. E sabê-la como espírito de luz passageiro e filha do tempo é confortante.

Aceitar e lutar com bravura e coragem, como fez Madrinha Cila, com o inexorável destino da vida inteira, me faz lembrar um poeta que eu lia nos anos 1980/1981 quando moravaem sua casa na Vila Cardeal e Silva, que diz:

Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.

Khalil Gibran 

7 comentários:

  1. Muito orgulho tenho dessa mulher extraordinária; que Deus me presenteou como minha mãe. A dor é imensurável.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns João. Linda homenagem...Saudades eterna Tia Cila

    ResponderExcluir
  3. Belíssima homenagem e muito merecida ! Dona Cila Madeira de lei ! Guerreira ! Uma super mãe! Saudades .

    ResponderExcluir
  4. NADEGE VERISSIMO DO AMARAL7 de março de 2021 às 12:21

    Obrigada João. Muito orgulho da minha mãe, meu grande amor, uma mãe exemplar, uma mulher extraordinária. A senhora teria que está na categoria dos imortais. Difícil demais te amar assim.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto!
    Parabéns João!
    Ela foi tudo isso!

    ResponderExcluir
  6. Caro João.

    Você conjugou o verbo amar em todos os tempos, a mestra Dona Cila fez merecer essa declaração feita por te.

    ResponderExcluir
  7. João.
    Merecida homenagem que vc fez a sua tia e madrinha ,pra mim Dona Cila .

    Tive o merecimento de ter dona Cila , como Vice diretora,falava com os olhos,até hoje é impossível ouvir hino nacional e não ficar de pé, tínhamos respeito ,quando ela chegava a sala de aula toda classe a recebia de pé.

    ResponderExcluir