10 agosto, 2024

Elias Prefeito e a Vitamina de Banana Sem Liquidificador. (por Jânio Queiroz)


Elias Prefeito
Foto: Acervo Familiar

Texto: Jânio Queiroz
São Luis/MA
Agosto/2024


Na pacata cidade de Custódia, no coração do sertão pernambucano, vivia uma figura carismática e singular chamada Elias, mais conhecido como Elias Prefeito. Ele herdou o peculiar sobrenome do pai, João Prefeito, um homem respeitado e admirado na comunidade. Mas Elias, ah, Elias era uma lenda viva, uma verdadeira celebridade local, especialmente antes da era da internet. Se naquela época houvesse redes sociais, não haveria meme mais popular do que as histórias de Elias Prefeito.

Elias era uma pessoa de duas faces: o Elias sóbrio, já bastante querido e divertido, e o Elias após umas doses de bebida, um verdadeiro showman. Quando bebia, Elias se tornava ainda mais engraçado, conquistando todos ao seu redor com suas tiradas espirituosas e seu jeito brincalhão.

Certa vez, após umas duas doses de cachaça, Elias chegou em casa cambaleando. Sua mãe, dona Maria, uma mulher de poucas palavras mas de grande sabedoria, sabia bem como lidar com as travessuras do filho. Mesmo com a bravura amplificada pela bebida, Elias sempre se rendia à autoridade serena da mãe.

Naquela noite, com os olhos vidrados e a voz arrastada, Elias declarou estar faminto. Pediu uma banana à sua mãe, que prontamente lhe deu duas. Não satisfeito, pediu duas colheres de açúcar. Em seguida, quatro colheres de leite em pó. Para finalizar, bebeu três copos d'água.

Elias, sentindo-se um alquimista da culinária, começou a girar pela casa como um pião desgovernado. Dona Maria, intrigada e preocupada, perguntou:

Elias, tu tá doidão? O que é que tá acontecendo contigo?

Elias, com aquele humor inigualável, respondeu:

— Mãe, eu comi banana, açúcar, leite e bebi água. Agora eu tô girando porque aqui em casa não tem liquidificador, e eu queria tomar uma vitamina de banana!

Essa foi apenas uma das muitas peripécias de Elias Prefeito, uma figura que deixava todos à sua volta com um sorriso no rosto e uma história engraçada para contar. Em Custódia, as lendas de Elias continuam a circular, fazendo dele um verdadeiro mito da cidade.


(*) Agradecimento a Jaksivan Silva pelo envio de foto, que ilustra este 'post'.

15 comentários:

  1. Grande Elias uma figura gostava muito dele e na época de carnaval ele pintava o rosto com carvão e saia no bloco do cariri do saudoso ze motorista .

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Elias era uma figura carismática e, com certeza, o carnaval no bloco do Cariri era um dos momentos mais marcantes.
    Pintar o rosto com carvão e se juntar ao bloco do saudoso Zé Motorista é uma memória que revela o espírito alegre e a tradição da época. É sempre bom lembrar e celebrar essas histórias que trazem um sorriso ao rosto e mantêm viva a memória da nossa cultura e dos nossos queridos amigos.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza conheço bem essa história ele próprio contava.

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Com certeza, as histórias de Elias são inesquecíveis e marcantes! É incrível ouvir essas narrativas diretamente dele, mantendo viva a memória e a tradição da nossa Terra Querida. Obrigado por partilhar esse sentimento conosco!

      Excluir
  4. Eu me lembro dessas histórias engraçada ,que saudades

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha, ao Dr Janio, lembrar dessa figura popular, e tão presente em nossas lembranças.
    Elias era muito engraçado com suas lorotas!

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Que maravilha lembrar de Elias, uma figura tão popular e presente nas nossas lembranças! Ele era realmente muito engraçado com suas lorotas, sempre trazendo alegria a todos. Obrigado por compartilhar esse momento comigo!

      Excluir
  6. Conheci essa grande figura muito engraçado kk sempre feliz e brincalhão

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Elias realmente era uma grande figura! Sua alegria e senso de humor contagiavam a todos. É maravilhoso ver que ele deixou boas lembranças para tantos.

      Obrigado por compartilhar!

      Excluir
  7. Nossa voltei no tempo lá na infância! Nascir e me criei na rua de Zé leite, impossível não conhecer. Então sempre há via pela rua , no carnaval era certo o carvão kkk no rosto! Era mistura de medo e risada ! Boa lembrança 👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Que maravilha essa lembrança! Elias sempre foi parte da nossa história, especialmente durante o carnaval com suas brincadeiras únicas. É incrível como essas memórias nos fazem reviver momentos da nossa infância. Obrigado por compartilhar essa boa lembrança!

      -

      Excluir
  8. Saudades,do saudoso Elias Prefeito.,muito engraçado.

    ResponderExcluir
  9. Tive a oportunidade de conviver com essa grande figura, gente boa

    ResponderExcluir