08 março, 2021

Oito de Março, Dia Internacional da Mulher!


Texto: Lindinalva Almeida (Nenê)
Custódia-PE
Março/2021


O dia é seu, é meu, é nosso! Quem é você?

Sou mulher com muito orgulho!

Durante muitos séculos fomos retratadas com conceitos que não nos deixavam caminhar com nossas próprias pernas. Fomos humanizadas no sentido de fragilidade, de virtuosa e de tantas outras características que nos imprimiam incapacidades.

Hoje, entende-se que humanizar é a capacidade de ser frágil, ser vulnerável e ao mesmo tempo ter vigor, ser criativa e resistir às intempéries da vida e poder traçar seus caminhos sem jamais deixar de ser terna e amável. É, “a mulher, traz essa harmonia que nos ensina a acariciar, a amar com ternura que faz do mundo uma coisa bonita”.

A mulher aprendeu em sua longa caminhada a ser ela mesma e a partir dessa visão, criou-se uma nova “Eva”, com luminosidade no condão de viver a vida conforme lhe proviesse à sua natureza ao aceitar-se plenamente, a mulher deu seu grito de liberdade, de alforria de um paradigma que afugentava a alma feminina.

Mulher de um novo tempo: o tempo delas! O tempo delas serem tudo que podem e o que quiserem ser. Mulheres que ousam ultrapassar fronteiras e assumir a transformação de uma sociedade ainda tão dona da verdade.

Guiada pela proteção da Virgem Maria, a mulher seguiu sua coragem e a sua fé. É premente que a classe dominante, que teima em vê-la como submissa, alargue o olhar e veja a mulher como uma figura presente em toda história da humanidade. É preciso, sim, aprofundar o pensamento e compreensão e com certeza encontrará a história da mulher, Mãe que deu seu Sim, num tempo em que tudo era visto na condição de obediência e subordinação. E sob à luz das Escrituras, a mulher esteve presente no nascimento do Salvador, no primeiro milagre de Jesus, na sua vida pública e ainda como as primeiras testemunhas da Ressurreição de Jesus Cristo.

O Papa Francisco tem demonstrado preocupação com o escancarado preconceito com as mulheres negras, pobres e enfim, com mulheres que buscam um lugar ao sol. E esboça frases que merecem reflexão: “A Igreja é feminina, é esposa, é mãe”. “Uma Igreja sem as mulheres é como o Colégio Apostólico sem Maria”.

As Marias, as Josefas, as Júlias, as Clarices, todas estão aí precisando do seu apoio para uma convivência saudável, onde seu espaço seja acolhedor e amigo.

Concluo com a célebre frase de Jean-Jacques Rousseau: “as mulheres constituem a metade mais bela do mundo”. Eu particularmente amo essa frase.

Parabéns a cada uma, mesmo distante pela pandemia, transmito de coração o meu desejo de um mundo de paz e de luz. E que a Virgem Maria interceda a seu filho Jesus, nos livrando desse mal que assola o mundo.

Abraço fraterno,

Lindinalva (Nenê).
Custódia, 08 de março de 2021.



Nenhum comentário:

Postar um comentário