14 julho, 2013

Dr. Pedro Pereira Sobrinho por Jânio Queiroz


DR. PEDRO PEREIRA 

“Uma amizade não é uma coleção de segredos e sim uma cumplicidade!”

DEUS está no meu coração, e Onisciente como o SENHOR é, conhece a sinceridade que há nele, bem como sabe exatamente o que estou escrevendo sobre este homem, uma pessoa de poucas palavras, mas que esbanja seriedade no seu falar. Este erudito a quem eu estou me referindo é digno de ser laureado com o título de verdadeiro advogado. 

Esse ser humano, DR. PEDRO PEREIRA SOBRINHO, é um exemplo para os que o cercam, um ilustre Jurista, que representa com dignidade, indubitavelmente, a nossa bela profissão. Entre tantos outros ofícios, foste condecorado por DEUS para exercer esse sacerdócio com amor, equidade e imparcialidade, sempre ao lado do Direito e da Justiça, ainda que o mundo inteiro estivesse contra ti. Sempre atualizado e detentor de um notável saber jurídico, busca incansavelmente laborar tendo como arrimos indeclináveis o Código de Ética Profissional e a Deontologia Jurídica. 

É reconhecido, merecidamente, como um colega que sempre pautou sua vida profissional na honestidade, na justiça e na defesa das classes sociais humildes e menos favorecidas. É uma pessoa que perdoa facilmente, de caráter virtuoso, que todos aprenderam e estão habituados a admirá-lo, muito por conta de ter tido e de ter uma trajetória firme, um caminho reto, norteado pela probidade. 

Alem disso, é Advogado de coração, sacrificado pelo Direito, exemplo a ser seguido por cada um de nós. É Homem de trabalho, que tanto fez e faz, não só pela Advocacia, mas também, pela sociedade em geral. Sei que atende com gentileza a ricos, pobres e miseráveis, sempre cumprindo o juramento e o discurso de formatura que fizeste. 

Poderia dissertar horas a fio sobre os atributos, as virtudes, a índole, a aptidão, o caráter, o talento e histórias do nosso Causídico. Todavia, certamente eu pecaria pela falha de memória, ao deixar algo esquecido, motivo pelo qual prefiro enaltecer o nosso homenageado, dizendo-lhe em nome de todos os CUSTODIENSES que sentimo-nos felizes em proclamarmos os nossos valentes sentimentos de admiração e de aplausos, e o nosso orgulho em tê-lo como exemplo em nossa pequena cidade, 

Não posso deixar de dizer-lhe, ainda, que o significado desta singela homenagem foi por saber que tu sempre soubeste e sabes ser bom advogado, quando necessário; que sempre soubeste e sabe ser justo; que sempre soubeste e sabe ser intransigente com a desigualdade, ilegalidade, crueldade e a injustiça; que sempre soubeste e sabe ser solidário com o inocente, mas inflexível com o infrator. 

Quantas vezes não almoçastes apressadamente, e foste cuidar dos teus compromissos profissionais, priorizando a arte do teu oficio? Isso porque, na tua profissão, és responsável. Por isto e outras mil razões, DR. PEDRO PEREIRA, também em nome de seu filho, PAULO PETERSON, resta-me agradecer-lhe pelo exemplo de advogado a ser seguido por nós, e, principalmente, para as gerações futuras, que sempre terão na sua figura um norte seguro para suas atuações profissionais. 

Para concluir, quero apenas gratificar o Sr., DR. PEDRO PEREIRA, por ter escolhido a profissão de advogado, e peço-te, em nome de todos que te admiram, que jamais te canses dessa luta que é a Advocacia. Assim, esse teu velho amigo, JANIO QUEIROZ, me utilizo dessa crônica para te homenagear, e aproveito a deixa para dizer que sei como ninguém que hoje tu olhas para trás e diz: já tenho longos anos de trabalho. Mas sempre com o coração, já que o dinheiro, para você, sempre ficou em segundo plano, mostrando o valor da luta pelo um ideal!

(*) Post Especial em comemoração aos 73 anos do meu querido Pai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário