22 março, 2023

Dr. Orlando Ferraz - O adeus ao anjo de luz que povoou a Terra em forma de médico.



“Os anjos também são de carne e osso. Os olhos dos anjos veem por dentro do nosso corpo e atravessam a nossa pele e as nossas defesas para olhar por nós. Os olhos dos anjos trazem aquela luz que só a bondade dá e por isso nunca olham só por olhar e mesmo quando adormecem, nunca fecham os olhos a quem a vida quer trancar na solidão”.

Nos últimos tempos, vemos o combate que a vida tem travado com a morte, sua companheira de todos os dias. Ambas têm se encontrado com frequência. E tem nos assustado, forçando-nos a testemunhar sua proximidade com seus insondáveis mistérios.

Dr. Orlando de Sousa Ferraz nasceu no dia 28 de fevereiro de 1929, em Betânia, Sertão de Pernambuco, a 394 Km da capital, Recife. Católico convicto. Sua formação Acadêmica: médico. Tendo nascido naquela localidade, à época pertencente a Custódia, essa ligação justifica o amor e dedicação que ele tinha por Custódia e seus conterrâneos. Sua família era tradicional e de grande influência política em toda a região.

Filho de Manoel Jerônimo de Sousa Ferraz e Maria Gomes de Sá e Silva. Seus pais tiveram onze filhos: Jerônimo de Sousa Neto (Gilu), Olegário de Sousa Ferraz, Alzira de Sousa Ferraz, Almira Ferraz Feitosa, Otacílio de Sousa Ferraz (Oficial da PMPE), Olímpio de Sousa Ferraz (Coronel da PMPE), Olinto de Sousa Ferraz (Coronel da PMPE e Advogado), Osmar de Sousa Ferraz, Osires de Sousa Ferraz (Oficial da PMPE), Alice Ferraz Nunes (professora) e o próprio Dr. Orlando de Sousa Ferraz.

Jovem inteligente e estudioso, fez o curso de medicina na Universidade Federal de Pernambuco. Logo após a conclusão do curso, se submeteu a um concurso público em Alagoas e passou. Assumiu a vaga de médico em Mata Grande-AL. A vida de Dr. Orlando foi exemplo de atitudes cristãs. Pautou como meta primordial a oração diária e as palavras “fé, honestidade, justiça, coragem, fraternidade, empatia e humildade, sempre”, o que o fez diferente na vida pessoal, profissional e política.



Dr. Orlando Ferraz com netos e bisnetos



Marquinhos e Márcio (filhos) com Marli Miro



Daniele e Orlando (filhos com Magda)


O elegante e bonito doutor casou-se com Marli Miro da Silva, uma das jovens mais bonitas da sua época e estava além do seu tempo. Prendada e dona de uma simpatia grandiosa, Marli era filha do ex-prefeito de Custódia João Miro da Silva e de Dona Jovelina Miro. O casamento foi celebrado na cidade de Arcoverde, no início dos anos 1960. O casal teve três filhos: uma menina que faleceu logo após o nascimento e dois homens: o primogênito Marcos Antônio da Silva Ferraz e Márcio Jerônimo da Silva Ferraz. Este último era advogado e foi Vereador de Custódia. Em um acidente na estrada de Betânia, veio óbito. Passado alguns anos da morte de Marli, Dr. Orlando casa-se novamente com uma bela professora da cidade de Flores: Magda Maria Souto Ferraz e vão morar na cidade de Custódia-PE.

Tiveram um casal de filhos, Orlando Américo Souto Ferraz e Daniela Souto Ferraz.


Netos e Bisnetos


Filhos do casal Marquinhos e Marli


Netos: João Juliano de Siqueira Ferraz, Monique Maria de Siqueira Ferraz, Marcos Vinícius de Siqueira Ferraz.

Bisnetos:
João Marcos Ferraz Barbalho e Túlio Gutemberg Ferraz (Filhos de Monique). Arthur Gabriel Góis Siqueira Ferraz (filho de João  Juliano) e Luísa Santos Siqueira Ferraz (filha de Marcos Vinicius).

Filhos do Casal Márcio e Sonia

Netos: Márcio Virgílio de Alencar Ferraz, Dalvino Orlando de Alencar Ferraz, Tatianne de Alencar Ferraz e Marcíllio Jerônimo de Alencar Ferraz.

Bisneto: Márcio Jerônimo da Silva Ferraz Neto, Mariana Holanda de Alencar Ferraz e Marcos Holanda de Alencar Ferraz (filhos de Dalvino). Guilherme de Melo Ferraz, Gustavo de Melo Ferraz e Davi de Melo Ferraz (filhos de Marcilio) e Marcela Ferraz Pinheiro (filha de Tatyanne).


Filhos do Casal Orlando Américo e Ana Campos

Netos: João Pedro Campos Ferraz, Antônio Campos Ferraz e Júlia Campos Ferraz.

Filhos do Casal Daniele Ferraz e Luciano Queiroz

Netos:
Lucas Ferraz de Queiroz e Maria Luiza Ferraz de Queiroz.


Dr. Orlando assumiu várias funções no município de Custódia, sem nunca deixar sua missão de clinicar. Quando ele estava no consultório, o povo fazia romaria para vê-lo, contar seus problemas e suas doenças.

Esteve diretor do Ginásio Padre Leão, onde seguiu rigorosamente o Plano de Educação.

Na política, era um líder de primeira grandeza, tinha habilidade de conversar para o bem comum e atingir os objetivos propostos.

Esteve também Diretor da Gerência Regional de Saúde, VI GERES, em Arcoverde.

Este ainda ex-Deputado Estadual. Sua estada na Assembleia legislativa de Pernambuco foi relevante para Custódia e cidades circunvizinhas. Foi também Secretário de Saúde do Município de Custódia. Seu trabalho à frente dessa importante Secretaria foi de definição e avaliação da Política de Saúde e em consonância com os Planos de Governo e Municipal de Saúde e ainda com as Diretrizes do Sistema Único de Saúde- SUS. Com a pasta da Saúde, Dr. Orlando me fez um convite para ser a secretária do Conselho de Saúde do município. Convite aceito! Minha eterna gratidão!

Falar da união conjugal de Dr. Orlando e Magda me faz lembrar uma frase sobre o amor:

O Amor é a única palavra do vocabulário humano autorizada a cruzar a ponte entre o tempo e a eternidade". A relação do casal era uma das mais verdadeiras que já vi. O afeto, o carinho, a admiração de um para com o outro os supria de forma admirável e foram essenciais para chegar até onde Deus permitiu: 20 de Março de 2023.

À sua família, meu querido Dr. Orlando, aos amigos com quem compartilhou sua vida e que hoje fazem da sua história um legado de inspiração, fica meu abraço fraterno!

"Cessem as palavras e falem as obras".

Carinhosamente,

Família Pinto Simões.
Lindinalva (Nenê)
22/ 03/2023


Créditos: Paulo Peterson, Rogéria Campos e Verônica Campos Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário