05 janeiro, 2014

[Blog e Livro Gandavos] Editor pernambucano une Recife e Bom Despacho


Carlos Lopes tornou-se conhecido e amigo de bom-despachenses pelo milagre da internet e pelos caminhos da Literatura. Isto aconteceu via Geraldo Rodrigues da Costa - Geraldinho do Engenho - o escritor da cidade com maior número de livros publicados - creio que são oito no total, o que realmente se constitui em um grande trabalho e uma proeza editorial do Geraldinho.

O computador ligou Bom Despacho ao Recife e o Geraldinho ao Carlos Lopes. E foi através desse encontro e dessa amizade virtual, que não só nosso contista e cronista maior mas também o Dilermando Cardoso, outro renomado autor de nossa terra, chegou às páginas dos livros editados pelo pernambucano Carlos Lopes. 

Acompanhem o precioso depoimento da escritora Maria Olímpia de Melo, sobre o editor e sua obra.

"Existem várias maneiras de comemorar aniversário - para comemorar o primeiro ano de existência do Blog Gandavos - os contadores de histórias, Carlos Lopes, seu fundador, escolheu uma maneira bem adequada. Reuniu um grupo de amigos escritores de várias partes do País Brasil para que fizessem o que mais sabem e gostam: contar histórias e reuni-las em um livro que mostrasse toda a alegria e dedicação que seus autores tiveram ao escrevê-las. As histórias refletem a vivência amorosa e sensível dessas pessoas de lugares diferentes e distantes unidos pela magia da palavra escrita e da Língua Portuguesa...

Aqui está, portanto, esse livro, composto por histórias da vida e da mente, esperando levar mais longe ainda as idéias de seus autores". (Maria Olímpia de Melo).

Leiam também o importante depoimento de Gilberto Dantas, outro cronista brasileiro convidado a participar das edições de Carlos Lopes que consagram e dão oportunidade a dezenas de brasileiros de participarem da arte de contar histórias. Conta Gilberto:

"... Pude conhecer o site desse pernambucano que se tornou meu amigo sem qualquer interesse, a não ser uma pura amizade. Pude ver no site que ele reuniu grandes escritores amadores só pelo prazer de divulgar a cultura. Poderia dizer, sem medo de errar, que o Carlos Lopes é um Mecenas da arte literária no Brasil. E é com grande orgulho que escrevo estas modestas linhas na contracapa do seu mais recente livro, onde, mais uma vez, com grande generosidade, ele apresenta para o grande público brasileiro escritores ainda desconhecidos, mas que merecem, por seus talentos, uma visibilidade maior.

O Carlos, desta maneira, vai se tornando um grande diretor da genuína cultura brasileira.(Geraldo Dantas). 

É, pois, com satisfação que apresento aos queridos leitores e leitoras desta coluna o meu Personagem da Semana, o literato e editor Carlos Lopes, que com muita criatividade, usou os modernos recursos da internet, para reunir sob o sugestivo titulo "Gandavos, Os Contadores de Histórias" talentos literários de nosso amado Brasil, inclusive da nossa Bom Despacho. 

A Carlos Lopes esta homenagem e um agradecimento de minha terra, por nos abrir as portas do mundo da literatura a nível nacional, colocando Bom Despacho no mapa da edição de livros além de nossas fronteiras.

Com informações do Jornal de Negócios

Um comentário:

  1. Mais uma vez obrigado, amigo Paulo Peterson, sempre valorizando a cultura e o conhecimento de um modo geral. Hoje Pernambuco está conectado ao mundo através de publicações de livros com autores das várias partes do país e do exterior. Os livros da Coleção Gandavos estão em muitos lugares, chegando a estas localidades das mais diferentes formas, o que é muito bom para todos, sobretudo os autores custodienses, cito Jussara Burgos, Jorge Remígio, Jailson Vital, Fernando José, Sevy Oliveira e José Melo.

    ResponderExcluir