21 janeiro, 2014

Municípios do Agreste participam de projeto experimental para agilizar resultado do teste do pezinho


Os municípios que compõem a V GERES – Gerência Regional de Saúde estão fazendo parte de um projeto experimental de Triagem Neonatal, que busca a obtenção de dados concretos dos custos dos Correios para o envio de amostras para o teste do pezinho. Haverá também o
monitoramento da logística e do funcionamento dos postos de coleta.

O projeto teve início no dia 13 deste mês e segue até 14 de março, portanto um prazo de 45 dias úteis de funcionamento, onde será avaliada a agilidade dos resultados, com o objetivo principal de identificar com maior rapidez os portadores da doença falciforme, para que se inicie o tratamento com menos de 30 dias de vida do recém-nascido, alcançando melhores resultados.

A V GERES reuniu todos os profissionais de saúde que trabalham com triagem Neonatal, coordenadores e técnicos dos 21 municípios, para informar e capacitar sobre o projeto.

A coordenação da Atenção Básica da V GERES, pede aos pais e responsáveis, que levem seus filhos entre o terceiro e o quinto dia de vida para realizar o exame, pois o diagnóstico precoce é essencial para a saúde da criança.

“Precisamos utilizar todos os meios para uma melhor oferta dos serviços de saúde, e este projeto é interessante pois os Correios dispõem de uma logística diária que pode nos oferecer mais agilidade.

Acredito no sucesso do projeto.” – Revela Dra. Ricarda Samara, gestora regional de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário