13 novembro, 2020

Zé Paraíba - Biografia


José Leite da Silva, mais conhecido por Zé Paraíba, nasceu no município de Juru, Estado da Paraíba, em 23/08/1928, onde cresceu e casou-se com a Senhora Damiana Henrique da Silva, com quem teve 22 filhos, dos quais apenas 19 estão vivos: Luiz, Antônio, José, Manoel, Socorro, Izabel, Eva, Celso, Edson, Carmelita, Helena, Heleno, Maria, João, Divonete, Severino e Tião, que geraram mais de 50 netos e bisnetos.

De acordo com relatos da Viúva, naquela época a vida era muito difícil e praticamente tudo dependia da roça. Certo dia, alguém do Cartório Civil disse a Zé Paraíba que se casando no civil, ele poderia registrar os filhos e ter direito a um abono família.

Zé Paraíba vendeu uma garrota, juntou algum dinheiro e foi ao Cartório com os dados da esposa e mais de dez filhos, para fazer o casamento civil e os registros dos meninos, tudo de uma só vez. Nesse processo, sem a presença da esposa, Dona Damiana acabou ficando 34 anos mais velha, na Certidão de Casamento, que posteriormente teve que ser corrigido.
Dona Damiana conta que depois de casados e os meninos registrados, ainda chegaram a receber o tal abono de família por algum tempo. Mas, com o passar dos anos muitos outros meninos foram aparecendo e o governo parou de pagar o benefício (abono). Teria Zé Paraíba quebrado o governo de tanto fazer menino?

Com uma família numerosa e as dificuldades de dar-lhes o sustento, na Paraíba, Zé acabou se mudando para Custódia, onde adquiriu um terreno no Sítio Caetano, mudou-se para Rondônia, ficou nessa ida e vinda, de Custódia para Rondônia, mas acabou se estabelecendo na João Suassuna – Mandacaru II, em Custódia, até sua despedida do mundo terreno, que aconteceu no dia 22/02/2012, aos 83 anos de idade.

Toda essa peregrinação, envolvendo lugares tão distantes tinha um só objetivo: dá o sustento de sua família, fazendo isto de forma honrosa e competente, tanto que todos os filhos e filhas se tornaram cidadãos e cidadãs, excelentes pais e mães de famílias, repassando para seus filhos os ensinamentos recebidos do pai.

Além de pai dedicado, Zé Paraíba deixou também um grande legado: muitos amigos por todos os lugares por onde passou entre eles o seu conterrâneo, o ex-prefeito Belchior Ferreira Nunes, merecendo desse blog essa justa homenagem, para que seu legado fique para a eternidade e sirva de exemplo para os que ficam.

Fonte: Blog Vereador Gilberto de Belchior

Um comentário:

  1. O blogueiro afirma que "Zé Paraíba" teve 22 filhos.
    "APENAS" dezenove estão vivos.
    Excelente aproveitamento para os padrões da mortalidade infantil da época.
    Mesmo sem tê-lo conhecido, parabéns Zé. Que Deus lhe permita sentar no melhor lugar ao lado dele.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba.

    ResponderExcluir