SALES vê a importância que Custódia oferece para temas belíssimos; a tradicional “feira livre” é um deles. Neste trabalho, SALES nos dá condição de uma narrativa sobre os figurativos, a expressão de cada um, exemplo: “A senhora e o garoto” no primeiro PLANO; “A bela mulher” ao CENTRO. A iluminação forte sobre o Primeiro plano, dá uma boa visibilidade ao cenário.
Relato – Lya Alves, Curadoria da MUNDIART – Exposição Internacional da Arte Contemporânea
O notável pernambucano.
É por meio da arte que o ser humano expressa sua alma. Com tintas e pincéis, o pintor Edmar Sales já concebeu diversas telas hoje espalhadas mundo afora.
A maior parte das obras de Edmar se caracteriza pelo impressionismo, estilo de pintura que nasceu no Brasil: Em 1850 Monet era um passageiro num navio ancorado na Baía da Guanabara, extasiado pela intensidade da luz e do reflexo das casas, das montanhas e das florestas nas águas calmas da baía. A luz naquele local teve um impacto marcante sobre ele, e assim conhecemos o impressionismo.
Talvez os ventos tenham soprado tão fortemente naqueles dias que tenha chegado até Pernambuco o mesmo impacto. Mas como toda brasa que ao vento vira chama, vimos o impressionismo se apagar, sem, contudo, desaparecer. Edmar é o vento soprando sobre a brasa novamente.
Edmar, este notável impressionista de Pernambuco transmite a intensidade da alma brasileira nas suas cores que fluem torrencialmente, mas de forma refinada. Sua fonte de pinceladas e seu jardim cromático desperta nossa sensibilidade para seus tons vibrantes e pinceladas soltas.
Sua pintura carregada de sutilezas revela o prazer pelo pintar, demonstrando ao mesmo tempo sua necessidade de não desfigurar o colorido da natureza. Esta vida pulsante de trabalho cria uma estrutura de composição poética, que Edmar tem a sensibilidade de apreender e de registrar nos seus quadros com extrema acuidade. A graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, forma um conjunto que emociona quem contempla suas obras.
Lya Alves
Curadora da MundiArt
Criadora e fundadora da Intercâmbio Cultural Arts
Representante da Agenzia de Arte (Portugal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário