15 junho, 2022

Transferência do amado padre Roberto Luciano Tenório do Amaral

Em 12/06/2022 a paróquia São José, em Custódia-PE, reuniu todas as comunidades em uma celebração campal de fronte a matriz de São José, para missa de despedida do então pároco, padre Roberto Luciano.

O sacerdote esteve à frente da administração paroquial por 12 anos 5 meses e 2 dias, tomou posse em 10/01/2010 em uma missa presidida pelo então bispo diocesano Dom Adriano, naquele domingo a liturgia da igreja celebrava a solenidade do Batismo do Senhor, o sacramento da iniciação cristã, e com esse sentimento o padre iniciara sua missão na paróquia.

Quando padre Roberto chegou em Custódia, a situação financeira da paróquia não era das melhores, o celibatário recebeu a paróquia com uma dívida de aproximadamente R$25.000,00. No entanto, isso foi resolvido nos primeiros meses de sua administração.

Não demorou muito para que o padre conquistasse o coração de seus paroquianos e da comunidade local, de forma que muitos fiéis voltaram a frequentar e participar das atividades paroquiais.

O padre sempre se destacou por seu trabalho árduo tanto com a igreja povo, como com a igreja templo. Sempre empenhado nas reformas e construções de novas igrejas em todo território paroquial, enfrentou algumas dificuldades no que se refere a reforma do cartão postal de Custódia, que é a igreja matriz de São José, como também da antiga casa paroquial que ficava por trás da igreja. Apesar dos contratempos, conseguiu realizar uma belíssima reforma na igreja matriz e a construção de uma secretaria paroquial, onde antes era a casa.

O sacerdote conseguiu realizar grandes campanhas de arrecadação para reformar as 5 igrejas das comunidades urbanas. Quando chegou em Custódia eram 36 comunidades, entre zonas urbana e rural, hoje são 54, sendo 8 delas na zona urbana. Não se pode esquecer das pastorais e movimentos que cresceram e se estruturaram. A paróquia São José é a que possui a maior quantidade de dizimistas de toda a diocese, um símbolo da generosidade do povo custodiense, generosidade esta que sempre orgulhou o padre Roberto.

Nos 4533 dias de sua administração foram realizados 5164 batizados, 900 casamentos, esses dados deixam evidente a sua dedicação no que se refere a evangelização do povo.

O sacerdote foi muito atuante no âmbito social, realizando ações com apoio do poder público, como o trabalho que é realizado na casa Dona Emanuela, no bairro da Pindoba, que atende as famílias daquele bairro.

Na missa de despedida o sentimento de tristeza dos fiéis ficava evidente nas lágrimas e nos afagos feitos ao padre, de fato, a atuação do padre trouxe uma quebra de paradigmas gigantesca para a paróquia e sua maneira de evangelizar contagiante, despertou esse carinho dos fiéis.

A transferência de um padre tem por objetivo a renovação e o bem de um povo, a transferência não é um castigo, por mais difícil que seja.

Em suma, dedico essas últimas palavras ao padre Roberto, ao qual carinhosamente chamo de pai. “A saudade em seu peito é contratempo, Deus segura em sua mão.” Deus está contigo nessa nova missão, a qual eu não tenho dúvidas de que com seu empenho e dedicação levará, o povo de Tacaratu para mais perto de Deus, através da Mãe da saúde, pois o senhor é apaixonado pela mãe.

O senhor (padre Roberto) continuará presente em cada custodiense, pela gratidão que cada fiel tem ao senhor. Aproveito ainda para dizer que estaremos sempre de portas abertas para recebê-lo com o abraço e carinho fraterno.

Por Bruno Aires

5 comentários:

  1. Eu estou muito triste com a saída do nosso padre Roberto Luciano!
    Ele resgatou muitos católicos adormecidos inclusive EU !

    EU NÃO ENTENDO PORQUE PADRE AIRTO FREIRE, PADRE ADILSON SIMÕES ESTÃO em Arcoverde por várias,décadas.
    Padre Cristiano viveu em sertania por mais de cinquenta anos.
    Este Bispo de Floresta foi desumano com o povo de Custódia!
    A boca só fala o que o coração está cheio este Bispo não considerou o estado da mãe de padre Roberto Luciano que está idosa e foi safenada do coração agora à pouco.
    A mãe do padre Roberto Luciano precisa do amor espiritual e amoroso do seu filho.
    Os Custodiense estava feliz com o nosso padre amado e conterrâneo.
    Estava faltando poucos anos para nosso padre se aposentar, foi desumano está saída de padre Roberto toda população chorou😭💔estamos com o nosso coração partido.
    Custodia hoje têm um número grande de fiéis que contribui de coração com dízimo graças à padre Roberto Luciano.
    Este Bispo foi tirano com os Custodiense
    Eu mão sei meu Deus si eu vou ter mais à vontade e alegria de ir à casa do senhor !
    Vou tentar acolher os novos padres como o padre Roberto Luciano no pediu.
    Mais nunca vou esquecer da covardia deste Bispo Dom Adriano
    Ele é o bispo da diocese de Pesqueira não é dono dos corações dos Custodiense!
    Eu só queria que este comentário chegasse ao Bispo pra ele ficar ciente do nal que ele nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🙏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

      Excluir
  2. Concordo com td q vc falou ele não tem coração e diz q é de Deus será só em alguma cidade q e pra transferir o padre não é justo isso cm padre Roberto nois tiamamos mt

    ResponderExcluir