23 junho, 2022

Ariano Suassuna comenta sobre o Blog Custódia [HD Vídeo]



Depoimente gravado no Hotel Macambira, um dia depois de sua Aula-Espetáculo Romançário, realizada na Quadra do Colégio Ernesto Queiroz. Na oportunidade, o escritor ouviu relatos sobre a cultura local e sobre o trabalho realizado no Blog Custódia Terra Querida. Ariano ficou muito empolgado pelo trabalho realizado no site em prol da preservação da história e da identidade cultural em Custódia. Para nossa felicidade, aceitou gravar um depoimento sobre o blog.


Abaixo o texto transcrito do áudio:

Ariano Suassuna Eu acho uma coisa da mais alta importância essa tentativa que vocês estão fazendo de registrar a história de Custódia, para que a juventude de hoje, não perca contato com suas raízes. Eu sei que a nossa luta é grande, a minha e a de vocês. Mais ao mesmo tempo vocês veja, vocês estava lá na aula ontem à noite, quando a gente abre um caminho, a juventude responde muito bem. A juventude em contato com a boa arte, e as boas manifestações culturais, você veja, ontem nós apresentamos músicas de primeira qualidade, uma música delicada que não é parecida com essa música ruidosa que eles estão habituados. Mas como a gente oferece uma arte de boa qualidade, a resposta é muito boa. De maneira que, vocês devem fazer essa relação com o passado, eu acho fundamental. O nosso presente possibilite o futuro. A cultura não é brincadeira não. Não brinque com a cultura não. A cultura é sede da alma e da honra de uma nação. Se os jovens perdem o contato com a sua cultura, eles perdem a sua identidade. É preciso acreditar no povo em geral e na juventude em particular. Esse trabalho que vocês estão fazendo pela base, é muito importante, se houvesse gente como vocês em cada cidade, essa luta estava ganha”

Dedico este vídeo à todos os colaboradores que auxiliam no crescimento do Blog Custódia Terra Querida, durante esses 16 anos que o site está no ar. Sem a ajuda de vocês, o site não chegaria aonde está hoje. 

Obrigado de coração!

Paulo Peterson

2 comentários:

  1. Encontrei o blog Custódia por acaso, quando pesquisava sobre lacerdinha (bichinho que se aloja nos pés de figo).

    Achei bastante interessante a ponto de colocá-lo entre os favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro ENTRETENDO.
    Permita-me auxiliá-lo na sua pesquisa,se for o caso.
    Governava o Rio de Janeiro o Jornalista Carlos Lacerda. Como Lacerda não dava mole, era um argueiro nos olhos dos adversários, também o bichinho (uma larva)quando caía nos olhos das pessoas, não somente ardia, também QUEIMAVA.
    Daí o sugestivo nome LACERDINHA, dado ao bichinho pelos adversários do político.
    Getulio Vargas, entre eles.
    Fernando Florencio
    Ilhéus/Ba

    ResponderExcluir