23 março, 2011

Maciel Melo - Festa de São José 2011


Retornando à Custódia pela segunda vez – ano passado se apresento no Forró no Rancho – o cantor e poeta Maciel Melo ficou encarregado de encerrar as festividades do padroeiro São José. Diferente de sua vinda anterior, veio dessa vez com sua banda completa.

Sua apresentação começou logo após o show Raízes Brasileira de Almir Mello e convidados. Não sei se pelo horário, ou por ser num horário avançado para um domingo à noite, ou talvez pelo incidente no dia anterior, o fato é que o artista fez sua apresentação para um público reduzido. A organização da festa pensa não usar mais os domingos, em função justamente da feira no dia seguinte e pela falta de público.


Na minha opinião, o esvaziamento de shows de artistas que valorizam o autêntico forró a cada dia aumenta fruto dessa avalanche musical tocada aos quatros canto chamada de forró estilizado. Nada contra esse estilo, mas vamos refletir um pouco sobre o assunto. Essas bandas estão a cada dia afastando o público do autentico forro.

Verdadeiros artistas e poetas como Flávio José, apenas para citar um nome, estão sendo engolidos por um modismo, que inverte totalmente os valores do que é bonito e que ressalta a nossa cultura. Música boa hoje tem que falar de ‘rapariga, cachaça e cabaré' para ser taxada de sucesso. Por mais que a Prefeitura e produtores locais tragam artistas diferentes do forró estilizados, como foi o caso de Adilson Ramos e José Augusto em festas passadas, percebe-se que a presença em suas apresentações é sempre menor.


Vamos ao show, repetindo quase o mesmo show apresentado ano passado, Maciel Melo começou sua apresentação com músicas novas, para depois desfilar composições sua que ficaram imortalizadas nas vozes de artista como Elba Ramalho, Petrucio Amorim, Jorge de Altinho e Flávio José entre tantos outros.

Contando com uma banda super competente, não se abateu com o pequeno público, se apresentou como se tivesse frente a um grande público. Profissionalismo como poucos.

E assim encerrou-se mais uma Festa de São José, segundo organização, no próximo ano não será mais realizado no pátio da rodoviária – apesar de ser um excelente local -, tudo indica que será em um novo parque de eventos.

Por Paulo Peterson - 22.03.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário