12 fevereiro, 2023

Educadora popular de Custódia é homenageada no 1º Festival Cultural da Mulher Rural


Mostrar que as trabalhadoras rurais também são importantes produtoras de cultura é o objetivo do primeiro Festival Cultural da Mulher Rural, que aconteceu neste mês de outubro. O evento foi organizado pelo Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR) em Pernambuco e contou apresentações de trancelim, reisado, xaxado, repente e maracatu, além de oficinas e mesas de debate.

Homenageada

Esta edição de estreia homenageia a educadora popular Vanete Almeida. Nascida no município de Custódia, Vanete foi uma das fundadoras do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR), e foi responsável por garantir que as trabalhadoras rurais fossem sindicalizadas na década de 1980, enquanto assessora da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape). Até então as mulheres só podiam se vincular à Federação ou aos Sindicatos da categoria como dependentes.

Para Cícera Nunes, agricultora familiar em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, e a primeira mulher a presidir a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), Vanete e o festival tem uma grande importância para a valorização do trabalho das mulheres do campo. “Nós temos muitos desafios, mas temos a conquista de poder dizer que somos da categoria da agricultura familiar e de ser sócia dos sindicatos com a contribuição de Vanete nos anos 80, que outras contribuições ela fez. Então, para nós, este é um legado que deve continuar”, aponta.

(*) Para conhecer mais sobre Maria Vanete, CLICAR AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário