22 fevereiro, 2021

Minha Terra - por Jussara Burgos




Minha Custódia tem sentinelas,
São os imponentes coqueiros
Que há muito tempo estão ali.

Presenciando a história
De gerações passadas
E das que hão de vir.

Custódia da minha infância,
Saudades tenho de ti!

No doce balanço da onda,
No juju e nas canoas do seu Duda,
Quantas vezes me diverti.

Como era bom dormir
Ouvindo o barulho da chuva
Caindo nas telhas de barro
E acordar com o cheiro do sertão.

Aroma melhor nunca senti!

Ver as plantas orvalhadas
E ouvir o barulho da passarada,
Quando o sol começa a surgir.

Saudade dos suspiros,
Que dona Aurora fazia
E na sua banca vendia.

Eles adoçaram a minha infância.

Iguaria tão boa quanto
Aos doces de Diva ou Didi
Custódia das noites enluaradas
Cheirando a flor de bugari.

Banhando nas águas mansas
Do teu riacho, eu cresci.

Nas tuas ruas brinquei e corri.

Dos meus amigos, familiares
Pessoas honradas com que convivi.

Minha terra querida,
Acho que esqueci
De agradecer por teres
Me acolhido, no dia em que nasci.

Peço-te perdão, por que
Como uma andorinha,
Um dia, levantei voo e

Parti!



Jussara Burgos

PS: Quando fiz o poema, ainda tinha os coqueiros de Dona Nita

Nenhum comentário:

Postar um comentário