02 fevereiro, 2021

No AR!!! J. Melo show

Foto: Adeilda Mariano
Texto: José Melo
Recife-PE
Fevereiro/2021



Sempre fui um “radiouvinte” inveterado. Ouvia rádio praticamente o tempo todo. Acompanhava todos os grandes programas da época de ouro do Rádio. Rádio Clube de Pernambuco, Rádio Jornal do Commércio, Rádio Globo, Rádio Sociedade da Bahia entre outras, sem falar nas emissoras regionais da época: Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, e depois, Rádio Cardeal, de Arcoverde. Adorava “Atrações do Meio Dia”, onde acompanhei os primeiros passos do Coroné Ludujero, e sua trupe, com “Sêo Mané, Otrope, Felomena, alé de José Santa Cruz, Barreto Júnior entre muitos outros grandes nomes da Televisão Brasileira que começaram no rádio pernambucano. Ouvia também programas de auditório da Rádio Clube, Rádio Jornal, Rádio Globo e Rádio Sociedade da Bahia, entre outras emissoras.

Ficava tão ligado neses programas de auditório, que eu além de “ouvir”, eu “via” aqueles programas. Na minha imaginação, eu visualizava as cenas que deveriam se desenrolar nos auditórios das emissoras de rádio. Isso ficou tão marcado em minha mente que quase passei a acreditar ter “visto” aquelas cenas.

Por isso, após ajudar Expedito Batista a criar o Conjunto Musical “OS ARDENTES”, ao participar dos ensaios do mesmo acabei por criar um programa de auditório em plena década de setenta. Imaginem vocês, numa época em que a comunicação conhecida na região era apenas as difusoras, que apenas transmitiam musicas acompanhadas de ofertas, surgir um programa com música, brincadeiras, danças, humor, distribuição de brindes, prêmios, tudo ao vivo, alí, bem pertinho de todos.

O ineditismo do programa chamou a atenção de muita gente, e todos os domingos o CLRC abrigava uma grande quantidade de jovens que participavam ativamente do programa.

A existência do Programa chegou ao conhecimento da direção da Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, que enviou um emissário a Custódia, para tratar de uma apresentação do Programa, através daquela emissora. Tal emissário, - Senhor Agamenom, se não me engano, me procurou, e após discutir vários aspectos – o horário teria que se adaptar a programação da emisora, a colocação de uma antena exigia uma localização adequada, os custos da transmissão, enfim pequenas questões que foram solucionadas, e o programa foi acertado, e divulgado pela emissora. Estava marcada a primeira transmissão radiofônica direto de Custódia.

No dia marcado, a equipe da Rádio Pajeú chegou cedo a Custódia. Comandada pelo Diretor da Emissora, Valdecyr Menezes, acompanhado do Técnico Vanderley Galdino e demais colaboradores, providenciaram a instalação dos equipamentos, que se resumia a um pequeno transmissor SSB, um microfone e só. Feito o teste, apesar da “chiadeira” no som, estava pronta para iniciar a transmissão.

Surpreendetemente, nesse dia, o CLRC ficou pequeno para abrigar a quantidade de expectadores. Uma multidão compareceu para assisir ao programa daquele dia, que tinha o “charme” de ser transmitido ao vivo pela “Rádio”.

E durante mais de duas horas, apresentei o programa com um verdadeiro desfile de calouros, acompanhados pelo conjunto musical Os Ardentes, brincadeiras foram realizadas, brindes distribuídos. Recordo alguns nomes de jovens calouros da época: Flávia Epaminondas, Nely Aleixo, José Esdras, João Amaral, Ferdinando Feitosa, Ozório Amaral, Jorge Farias, Dadá de Zé de Noca, entre muitos outros que não consigo lembrar.

Uma atração especial foi o popular Doca, que como se sabe, tinha a mania de fazer “Discursos”, e mesmo sem pronunciar uma palavra compreensível, fez seu “discurso”, foi aplaudido, e dias depois, eu soube que a emissora recebeu diversas cartas de ouvintes elogiando o programa, e perguntando em que língua aquele “orador” havia falado.

Assim foi a primeira transmissão de rádio diretamente de Custódia

José Soares de Melo - Zé Melo



4 comentários:

  1. É verdade Ze Melo. Cantei varias vezes com Flavinha , outas com Jorge

    ResponderExcluir
  2. Que massa ! Amei .Obrigada Zé Melo !

    ResponderExcluir
  3. Zé Melo você é muito inteligente ! Tenho orgulho de ter um conterrâneo que contribui muito com nossa cultura .Abraço meu amigo .

    ResponderExcluir