26 março, 2014

Caixas de mensagens aproximam cidadão do Projeto São Francisco

O Projeto de Integração do Rio São Francisco executa um programa para ampliar a divulgação e informação sobre a maior obra hídrica em execução no País. Além dos centros de referência e da Comunicação Itinerante nas cidades, foi idealizado um mecanismo para se chegar ao cidadão que vive e trabalha nas áreas rurais: as caixas de mensagens. Atualmente, são 53 unidades distribuídas em locais estratégicos, como escolas, centros comunitários, sindicatos, localizados nos 17 municípios por onde a obra passa.

As caixas começaram a receber as primeiras manifestações em 2008. Em geral, são escritas à mão. Os textos são cheios de expressões regionais. Junto às caixas de mensagens estão alguns folhetos, com dados sobre a obra. Os folderes fazem um convite ao cidadão, para ele se manifestar com uma pergunta, uma dúvida, uma crítica, ou um elogio. Ele também pode escolher como prefere receber sua resposta: por carta, telefone ou e-mail.

As perguntas são encaminhadas para a Ouvidoria do Ministério da Integração Nacional, a cada 15 dias. Todas as mensagens recebem uma resposta, conta a ouvidora Flávia de Andrade. “A maioria é enviada à localidade e muitas vezes são entregues, em mãos, pelo pessoal que trabalha nos canteiros da obra”, explica.

Segundo um levantamento feito pela Ouvidoria do MI, a maior parte das mensagens traz pedidos de informações. “Algumas vezes perguntam se sua cidade será beneficiada com a obra, outras vezes querem saber sobre o cronograma de execuções e quando os trabalhos serão concluídos”, detalha Flávia. As mensagens também levam pedidos de empregos, reclamações, ou simples manifestações.

Para a Ouvidoria do MI, as caixas de mensagens se mostraram uma ferramenta de comunicação eficaz, considerando que é predominantemente utilizada pela população rural, que pouco tem acesso ao telefone, ou celular, e nem sempre possui familiaridade com a internet. De acordo com dados do setor, somente em 2013, foram 821 mensagens recebidas. Este ano, já foram 114 manifestações. A ação faz parte do Programa de Comunicação Social, parte integrante do Projeto Básico Ambiental, documento que agrupa os programas socioambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Conheça mais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco no endereço: http://integracaosaofrancisco.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário