O ministro Francisco Teixeira, da Integração Nacional, está visitando as obras de transposição do Rio São Francisco em Pernambuco e na Paraíba. Durante a passagem, nesta quinta-feira (27), ele informou que outra empresa deve fazer a manutenção de eventuais fissuras, buracos e rachaduras nos trechos já concluídos.
“A empresa que entregou a obra não tem responsabilidade sobre isso. Isso é trabalho de manutenção que vai se iniciar pela Codevasf [Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Paraíba] naquilo que está pronto”, garantiu. Acerca dos serviços complementares, o ministro afirmou que “as empresas que foram contratadas, como aqui [em Sertânia, Pernambuco] o consórcio da SA Paulista, está na planilha de preços para elas complementarem e não ter nenhum problema de superposição de trabalho. Ninguém vai pagar trabalho duas vezes”, concluiu.
E em relação à empresa que não tenha realizado o combinado, Teixeira afirma que o dinheiro não foi pago. “Ou até em alguns casos devolveu, como tivemos empresa que devolveu até mais de R$ 1 milhão. E aquela empresa que não fez a sua parte e foi embora, a outra que entrou faz e a gente paga. E a manutenção é dada pela empresa contratada pela Codevasf”, explicou.
Vistorias técnicas
O ministro está realizando vistorias técnicas em partes do Projeto de Integração do Rio São Francisco nos dois estados. A meta é visitar três etapas de obras do Eixo Leste (Metas 1L, 2L e 3L) e duas estações de bombeamento do Eixo Norte (Meta 1N).
A passagem ocorre nos trechos do empreendimento que passam pelos municípios de Monteiro, na Paraíba, e Sertânia, Custódia, Betânia, Floresta e Salgueiro, no estado de Pernambuco. Nesta quinta, constou na agenda de Francisco Teixeira as visitas a Sertânia e Salgueiro. As demais cidades serão visitadas na sexta-feira (28).
Obras ocorrem desde 2007
Iniciadas em 2007, as obras de transposição do São Francisco devem ficar prontas em 2015. Já foram investidos R$ 4,5 bilhões dos R$ 8,2 bilhões previstos. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional, já foram concluídos 55,5% dos serviços que estão dentro do cronograma estabelecido. Atualmente, mais de 2,9 mil máquinas estão em funcionamento e há 9,5 mil trabalhadores ao longo das obras.
O projeto é formada por dois canais que percorrem 477 quilômetros lineares. A Integração do Rio São Francisco também envolve a construção de 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis para transporte de água. O projeto vai garantir a segurança hídrica de mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
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