07 maio, 2013

Revitalização da Praça Ernesto Queiroz em andamento junto a OI


O Prefeito de Custódia, Luiz Carlos Gaudêncio (PT), protocolou ofício junto à diretoria da OI, solicitando remoção da torre instalada na Praça Ernesto Queiroz, no centro desta cidade. No documento, solicitou uma audiência com um dos representantes da OI, para acertar detalhes da operação. 

Em junho de 2009, o Blog Custódia Terra Querida, na ocasião realizou enquete perguntando aos visitantes do site, como deveria ficar a revitalização da praça. Durante o período em que a pesquisa esteve no ar, recebeu 186 votos, o resultado e as opções foram:

a) Igual como era antes (com Obelisco e Coreto) – 16 votos
b) Um misto do antigo com o ‘clássico moderno’ – 111 votos
c) Totalmente estilo ‘clássico moderno’ – 59 votos

Vídeo com slide apresentado aos custodiense 


Com o resultado em mãos, o custodiense Fernando Florêncio (um dos organizadores do Encontro dos Custodienses) fez contato com o Poder Executivo e Poder Legislativo na época; com os Custodiense ausentes e presentes durante Encontro em Recife, informando que a sua filha Fabíola Secchin (arquiteta) estaria elaborando um projeto arquitetônico e urbanístico livre de quaisquer ônus aos cofres públicos, um presente para a cidade e para a família do ex-prefeito Ernesto Queiroz.

Em 2010 foi feito um abaixo assinado, onde vários custodienses e pessoas interessadas na causa, assinaram a iniciativa do Fernando. Junto a lista, os custodienses puderam através de um banner, conferir o modelo do Ante-Projeto escolhido pelos internautas e o projeto final elaborado por Fabíola. Ficando exposto um banner na Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Igreja Matriz e algumas escolas. Várias assinaturas foram colhidas.

A Câmara Municipal de Vereadores deu sua colaboração no mesmo ano, promovendo diversos debates sobre o assunto, tendo dois requerimentos de autoria do vereador Gilberto de Belchior aprovados e encaminhados para as autoridades competentes. 

Agora com a solicitação do prefeito, um antigo sonho e reivindicação da população será atendida.

Vale salientar que, por se tratar de uma transmissão de telefonia, é comprovadamente ofensivo à saúde, existem projetos do mesmo caráter para que seja retirada todas as torres de retransmissão de telefonia dos centros urbanos, obedecendo a um novo critério de saúde pública.

Esperamos que após a remoção da torre, a Praça Ernesto Queiroz seja finalmente revitalizada, tornando novamente o espaço, uma área atrativa e bela para nossa cidade.

Paulo Peterson

Um comentário:

  1. Oi Paulo.
    Bastante pertinente estas tuas considerações sobre a reurbanização da Praça Ernesto Queiroz. Creio piamente numa intervenção positiva do Pref.Luiz Carlos no sentido de termos nossa "Praça Velha" urbanizada e fazendo justificar o nome de Ernesto Queiroz.
    Se em setembro, no 4º Encontro pudermos comemorar a saída da torre e ao mesmo tempo lançar a pedra fundamental para a construção da Nova Praça, já estará de bom tamanho.
    Fernando Florencio
    Ilheus\Ba

    ResponderExcluir