25 agosto, 2021

[Causos] Parabéns Para o Prefeito - Por José Melo




Por José Soares de Melo

Como disse na anteriormente, o caso do assalto em Custódia gerou um fato no mínimo curioso, do qual fui participante. Naquela época o Prefeito era João Miro, conhecido por suas tiradas irônicas, de quem fui Secretário. Foi no dia 02 de fevereiro, data de seu aniversário, se não me engano. Desde a ocorrência do assalto, o Prefeito vinha tentando a todo custo, conseguir com que o então Governador Eraldo Gueiros – que era seu amigo do tempo em que o mesmo residira em uma Fazenda de Custódia, lá para as bandas de Várzea Velha. Tentou, mas não conseguiu. Até que no seu aniversário ele deu o troco a Eraldo Gueiros. O Governador, como de praxe, passou um telegrama apresentando os parabéns pelo aniversário de João Miro. Li o telegrama para ele: 

“ Receba caro amigo e Prefeito João Miro, sinceros parabéns pelo seu aniversário.” 

Ao final ele falou entre sério e brabo: 

- “Sêo Zé Melo, eu quero que você faça um telegrama para o Doutor Eraldo. Eu seu que você gosta de escrever bonito, mas esse telegrama eu quero que você faça exatamente como eu disser, letra por letra.” 

Como manda quem pode e obedece quem tem juízo, apenas anotei todas as palavras que o Sr. Prefeito mandou e remeti para o Campo das Princesas. O telegrama passou de mão entre o Secretariado, por sua redação, digamos, pouco usual. Estava assim redigido, letra por letra, conforme exigência do Sr Prefeito João Miro: 

“Doutor Eraldo. Agradeço os parabéns, mas o que eu queria mesmo, era que o senhor trocasse o Delegado de Polícia, pois o que tem aqui não serve nem para botar o penico de um homem no Mato. Assinado João Miro da Silva”. 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário