09 agosto, 2021

Custodiense é destaque no Agosto Dourado em Maternidade de Manaus




Agosto Dourado: enfermeira escreve depoimento para encorajar mães e agradecer
apoio da Maternidade Alvorada


Neste mês do Agosto Dourado, dedicado ao aleitamento materno, a enfermeira Tâmela Bruna Medeiros, escreveu um depoimento sobre os momentos de superação vividos por ocasião do nascimento de seu filho Bruno e agradeceu os cuidados recebidos na Maternidade Alvorada, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), além de encorajar outras mães

No texto, ela relata os medos e dificuldades de ter o filho recém-nascido, Bruno Rafael, internado na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). A enfermeira deu à luz no dia 25 de maio de 2021, seu filho nasceu prematuro, com 34 semanas e pesando 2,340 kg, por isso, precisou ficar na incubadora por 16 dias. 

“Eu me preparei para uma gestação normal, mas nem tudo é como a gente planeja. O fato é que o Bruno teve que ficar na UCINCa da maternidade. Meu bebê teve que passar por tratamentos, procedimentos e cuidados especiais que em casa não teria como ter. Isso parte o coração de uma mãe, abala o psicológico, e nos deixa cheia de incertezas e aflições”, contou.

Tâmela Bruna relata, ainda, como a atenção e acolhimento, recebidos dos profissionais da Maternidade Alvorada, foram primordiais para que ela pudesse amamentar e se sentir segura para cuidar do filho.

“Foi com o apoio de uma equipe maravilhosa que eu consegui amamentar meu bebê, um começo difícil, mas que em nenhum momento deixei de receber o incentivo”, disse.

Apoio a amamentação - A Maternidade Alvorada faz parte do projeto Rede Cegonha, com selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A unidade segue todas as normas e critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), assim como adota as boas práticas do parto e nascimento, orientadas pelo Ministério da Saúde.

“Temos uma equipe trabalhando diuturnamente comorbidades de aconselhamento individual e coletivo, realizando orientações, palestras e no trabalho de acompanhamento e avaliação contínua da mãe e bebê, desde a admissão até a alta, de forma que em todos os setores a família recebam apoio e incentivo para que possa estabelecer o mais rápido possível o vínculo e consequentemente o sucesso na lactação”, explica o diretor da maternidade, Marcio Rodrigues.

De acordo com o gestor da unidade, a equipe recebe o investimento em educação continuada para que as práticas constantes de incentivo e apoio, seguindo os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, possam ser mantidas, além de realizar o acolhimento da família de forma humanizada.

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): Roseane Mota (92 99126-7364).

Fonte:

Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas
Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 98417- 4600
© 2017 - Todos os direitos reservados.

Postado originalmente em: http://www.saude.am.gov.br/visualizar-noticia.php?id=7495

Nenhum comentário:

Postar um comentário