22 fevereiro, 2013

Breve Histórico do SISMUC de Custódia




BREVE HISTÓRICO

Este documento é uma explanação sucinta do que vem a ser o Sindicato dos Servidores Municipais de Custódia – SISMUC.

É uma entidade civil de caráter sindical, sem fins lucrativos. Tem por finalidade congregar todos os servidores municipais, com o objetivo de defender seus interesses históricos e futuros. Está ligado ao Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco – SINPRO – PE.

Foi fundado em 1991 após um trabalho de conscientização de um pequeno grupo de professores que inconformados com os míseros salários e com a falta de bom senso das autoridades municipais, mobilizaram a categoria para reivindicar salários justos. Esse mesmo grupo de professores apoiado pelos companheiros Jesualdo Campos e Roberto Pereira, Diretores do SINPRO e representantes da CUT- PE, realizaram uma assembléia na Escola Maria Augusta e fundaram o Sindicato dos Professores.

Para compor a Direção Provisória Colegiada, foram eleitos os seguintes servidores: Luciene Pinto Simões (Secretária Geral), Maria Luciene Cordeiro, Maria Aparecida Alves da Silva, Maria Luciene da Silva, Natividade Constância de Souza, Alda Maria Veras, Antônia Pires de Freitas Góis (Tesoureira), Genedite de Queiroz Lima, Maria Antônia dos Santos Rezende, Rubinéia Pereira de Lima, Josedithe Bezerra da Silva, Maria Auxiliadora Pereira Virgínio, Josefa Bonome de Almeida, Quitéria Cristina Rodrigues Amaral, Maria Betânia de Oliveira e Maria Edileuza Barbalho de Matos.

O SISMUC não parou por aí. Cansados da passividade do poder local, os professores resolvem ir à luta, usando o único recurso que lhes restava: A GREVE. Uma grande maioria parou suas atividades, concentrando-se na Praça Padre Leão, próximo ao Departamento de Educação, dando início a primeira mobilização pública da categoria. Essa greve histórica durou quase trinta dias, levando o governo a abrir o canal de negociações com o novo Sindicato e os representantes do SINPRO.

A comissão provisória enfrentou uma série de dificuldades, mas, graças a força, a coragem e a união dessa classe de trabalhadores, conseguimos chegar a vitória, fortalecidos pela manifestação e pelo apoio dos companheiros Jesualdo e Roberto.

O salário mínimo que antes era um sonho impossível, passou a ser uma realidade. Após a vitória deu-se início as reuniões para a oficialização do SISMUC, registrada em cartório dia 11/01/1991.

Nesses altos e baixos dessa longa caminhada contamos também com o apoio do companheiro Venâncio Izidro de Oliveira (Diretor do SINPRO-PE) e ainda da companheira Leônia Pinto Simões que redigiu a primeira ata do sindicato supracitado.

Não poderia em linhas gerais, contar todos os pormenores dessa grande conquista, pois não haveria papel que coubesse. O que interessa realmente é a existência do sindicato em defesa do servidor. Os detalhes e as lembranças desagradáveis ficaram registrados para sempre em nossa memória.

Esta é uma homenagem a todos os funcionários públicos municipais, em especial a primeira direção colegiada, ao incansável dirigente sindical do sertão Jesualdo Campos,Venâncio Izidro e o saudoso Roberto Pereira que tanto contribuíram para a edificação deste sindicato.

Luciene Pinto.
Custódia, 24/10/2008.

Um comentário:

  1. esta entidade não deveria ser chamado de sismuc pois só defende os professores, deveria defender os servidores em geral.

    mais uma coisa sem logica em Custódia

    ResponderExcluir