Legado de Uma Mulher
Extraordinária!
A Família Frazão de Lima perdeu, neste quinze de agosto, o seu segundo porto seguro: a matriarca Maria Lúcia Frazão de Lima.
Prima, você adormeceu no sono que não é sonhado.
Esta frase bíblica nos remete à partida para a eternidade, que nos faz chegar ao entendimento de que a essência da vida nos é e será sempre desconhecida.
É difícil e bem complicado lidar com a certeza da perda. Só de pensar nisso, assusta. Custamos a acreditar que o caminho da vida pode se cruzar a qualquer momento com o caminho que dá acesso à casa celestial.
Nós, humanos, ainda carregamos o sentimento das gerações que nos antecederam há muitos anos, no tocante ao primitivismo atávico. Trata-se do medo de ver ou de tocar tudo que represente um funeral.
Partindo da premissa de estar vivo, vemos o valor inestimável da vida humana, que tem como propósito o amor que alimenta sentimentos de pertença e gratidão.
Com isso, chegamos a uma conclusão: a vida precisa ser vivida e respeitada como dom de Deus. O estar vivo já é um milagre.
Tenho estado com muitas pessoas e tenho expressado minha preocupação com os jovens desta geração. Urge o compromisso de todos neste triste contexto de desvalorização da vida. A banalização da vida também se entende pela falta de respeito e empatia pelos iguais que perderam seus entes queridos.
Mas, afinal, quem era Lúcia de
Nemias? Era uma pessoa que sabia o valor da vida! Seu primeiro trabalho como
enfermeira lhe conferiu essa certeza. Era alguém que amava a família, que tinha
o maior respeito pelos amigos e era igualmente uma mulher de fé.
Maria Lúcia Frazão de Lima nasceu
em 14 de novembro de 1948, natural da cidade de Sertânia, PE. Filha de José
Lopes Frazão e Maria das Dores Gouveia.
Irmãos: José Lopes Frazão Filho, Maria
Lizânia Lopes Gouveia, Maura Lopes Gouveia, (in memoriam), Miguel Lopes Frazão, Josefa Lopes Gouveia, João Cleofas Lopes Gouveia e Paulo Roberto Lopes Frazão (in memoriam).
Católica
praticamente.
Cônjuge: Nemias Gonçalves de Lima. Três filhas: Luciara Frazão de
Lima, Carla Frazão de Lima e Fernanda Frazão de Lima. Dois netos: Arthur e
Laura.
Quem faleceu foi Paulo Roberto Lopes Frazão.
Genros: Edivaldo e Eduardo.
Lúcia chegou a Custódia em 1969 a convite da sua prima Maria do Socorro Bezerra para assumir a função de enfermeira na Unidade Mista Elizabeth Barbosa. Socorro era a diretora. O referido hospital precisava de uma profissional experiente na área e ela contemplava todos os requisitos. Assumiu a vaga e ajudou na organização do recém-inaugurado estabelecimento de saúde. E pelas as necessidades surgidas, sua irmã Maura veio em seguida para preencher o quadro de pessoal. Tempos depois, veio Lizânia.
Sua adaptação à cidade não demorou. Seu lado simpático, sua alegria e seu profissionalismo conquistaram o povo de Custódia, que a acolheu com respeito e carinho.
A sertaniense não só conquistou o povo de Custódia como conquistou o coração do jovem Nemias Gonçalves de Lima.
Em janeiro de 1976 foi celebrada a união do Sacramento Matrimonial.
Esposa dedicada, companheira e
presente. Seu cuidado e seu amor pelas filhas e netos era de quem sabe a
importância da unidade familiar. Seus dois genros são filhos que ela não gerou.
Os irmãos, irmãs e sobrinhos sempre estiveram presentes na sua vida familiar.
Sua simplicidade era muito grande. O poder nunca lhe tirou os pés do chão. Esteve por três vezes na posição de primeira-dama do município de Custódia. No primeiro mandato do ex-prefeito Nemias, seu esposo, assumiu a Secretaria de Assistência Social. O seu jeito de lidar com o povo lhe permitia abrir as portas da sua casa a partir das 5h da manhã. E era assim que funcionava a casa de Lúcia de Nemias.
O seu adeus final foi um dos momentos mais difíceis para essa gente amiga que sempre esteve presente na vida de Nemias e Lúcia.
"O que fazemos agora ecoa na eternidade".
Em nome de Luciara, externo nosso
sentimento de pesar a todos os familiares.
Abraços fraternos da Família Pinto Simões,
Lindinalva-Nenê.
agosto, 2024.
Custódia-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário